Brasil

Reviravolta em Gramado: cidade espera melhor inverno no turismo em mais de 70 anos

Com base nos números de junho e julho, Secretaria Municipal de Turismo calcula receber 2 milhões de visitantes somente nos meses mais frios do ano, chegando à marca de 8,5 milhões de pessoas ao longo dos 12 meses

Gramado espera um bom número de turistas para essa temporada

 (Leandro Fonseca /Exame)

Gramado espera um bom número de turistas para essa temporada (Leandro Fonseca /Exame)

Rafael Martini
Rafael Martini

Editor da Região Sul

Publicado em 31 de julho de 2025 às 18h42.

Última atualização em 1 de agosto de 2025 às 09h47.

Tudo sobreExame-sul
Saiba mais

Pouco mais de um ano depois da tragédia climática que devastou o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, Gramado, na Serra Gaúcha, está prestes a contabilizar a maior temporada de inverno nos seus 71 anos. O secretário de Turismo do Município, Ricardo Bertolucci, antecipou, com exclusividade à EXAME, um balanço do número de visitantes, mesmo que, oficialmente, a temporada se encerre somente em setembro.

O termômetro utilizado por Bertolucci foi o movimento registrado em julho, período com maior procura em razão das férias escolares. Foram 800 mil turistas no mês, alcançando uma ocupação média de 80% da rede hoteleira, com picos nos últimos dois finais de semana chegando a mais de 85%. “Nós trabalhávamos com uma taxa de ocupação em torno de 75%, mas conseguimos melhorar ainda mais este desempenho por conta de ações integradas como o Somos RS”, diz Bertolucci.

A partir do resultado nos meses de junho e julho, não há mais dúvidas que a projeção de 2 milhões de visitantes durante a temporada de inverno irá se confirmar ainda em agosto, quando ocorre mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Gramado, entre os dias 13 e 23. O ator Rodrigo Santoro será o grande homenageado pela organização neste ano. E na cidade que recebe milhares de casais apaixonados em busca do fondue e vinho à beira da lareira, a presença do galã promete atrair uma multidão, digamos, de cinéfilas. A diferença é que no lugar do morango do amor, a pedida é o saboroso chocolate artesanal.

Com base nos números do primeiro semestre, Bertolucci já trabalha também com a expectativa de que 2025 possa fechar com 8,5 milhões de visitantes, um recorde na história do município, superando os 8,2 milhões de 2023. Ano passado, por conta das enchentes, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, principal porta de entrada via área no estado, ficou fechado por seis meses. Com isso, o número de visitantes caiu para 6,5 milhões de turistas em 12 meses. Com cerca de 44 mil habitantes, Gramado possui 24 mil leitos em uma rede com 300 hotéis, onde o turismo corresponde a 90% da arrecadação.

Karlo Tomazelli acaba de ser anunciado como Chief Operating Officer (COO) do Gramado Summit

Karlo Tomazelli acaba de ser anunciado como Chief Operating Officer (COO) da Gramado Summit (Gustavo Merolli/Divulgação)

Gramado Summit quer aumentar faturamento em 50%

Após edição com recordes de público e faturamento, que alcançou a marca dos R$ 8 milhões em 2025, a Gramado Summit projeta um salto ambicioso para o próximo ano: crescer 50% e atingir R$ 12 milhões em receita bruta. Para sustentar essa nova fase de expansão — que inclui internacionalização e profissionalização da gestão — o festival de inovação anuncia a chegada de Karlo Tomazelli como Chief Operating Officer – COO (“diretor operacional”, traduzido do inglês).

Mais do que um reforço de equipe, a contratação marca uma virada estratégica para transformar a Gramado Summit em uma operação ainda mais sólida, eficiente e escalável. A missão de Tomazelli será viabilizar o crescimento acelerado sem abrir mão da qualidade e da experiência que fizeram da Gramado Summit o maior brainstorming de ideias da América Latina. ”Estamos vivendo um processo de transição importante: de um evento que nasceu de uma ideia ousada para uma companhia sólida, com governança e metas claras de expansão", explica o fundador e CEO do evento, Marcus Rossi.

Rossi seguirá responsável pelo produto e posicionamento da marca. Já o novo COO terá autonomia para liderar toda a operação da Gramado Summit, contribuindo diretamente para torná-la ainda mais robusta e impactante, com um olhar técnico e estratégico na gestão da marca e a ampliação internacional, com expectativa de edição em Córdoba, na Argentina, em 2026, além da já anunciada edição em Gramado, de 6 a 8 de maio. O COO explica que seu trabalho é buscar outras linhas de receita dentro do próprio evento, além de aprimorar a administração. “Queremos aproveitar todas as oportunidades possíveis”, comenta.

Acompanhe tudo sobre:TurismoExame-sul

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí