Brasil

Reprovação de Lula na cidade de SP cai e empata com aprovação, diz Paraná Pesquisas

Essa é a primeira vez que a aprovação supera a desaprovação numericamente. A popularidade de Lula na capital mostra melhora desde março

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 12h08.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 48,8% e reprovação de 48% na cidade de São Paulo, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira, 15. O levantamento aponta que 3,2% dos paulistas não souberam ou não quiseram opinar sobre a gestão petista.

Essa é a primeira vez que a avaliação positiva e negativa registram empate técnico e que a aprovação supera a desaprovação numericamente. A popularidade de Lula na capital mostra melhora desde março.

Na pesquisa de outubro, a aprovação subiu 6,9 pontos percentuais, saltando de 41,9% para 48,8%. A reprovação caiu de 7,1 pontos percentuais, de 55,1% para 48%.

  • Aprova: 48,8% (41,9% em agosto)
  • Desaprova: 48% (55,1% em agosto)
  • Não sabe/não opinou: 3,2% (3% em agosto)

Nos recortes demográficos, Lula tem aprovação maior entre as mulheres, pessoas com mais de 35 anos e com até o ensino fundamental.

Tarcísio e Nunes têm aprovação alta na cidade

A pesquisa ainda mediu a popularidade do governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Tarcísio tem aprovação alta na capital, com 61,9%, enquanto a desaprovação é de 34,1%. O governador registrou oscilação negativa de 0,5 ponto percentual na avaliação positiva e alta de 1,8 ponto.

A gestão Ricardo Nunes é aprovada por 63% dos paulistanos e reprovada por 33,4%. Na terceira pesquisa do instituto, o prefeito chegou ao maior percentual de aprovação do segundo mandato.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPesquisas eleitoraisGoverno Lula

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas