Brasil

Renan Calheiros é eleito presidente do Senado

Indicado após decisão da maioria de sua bancada na sexta-feira, Renan disputava o posto com o senador Luiz Henrique (PMDB-SC)


	Renan ocupa a presidência desde 2013 e elegeu-se com o apoio da bancada do PT
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Renan ocupa a presidência desde 2013 e elegeu-se com o apoio da bancada do PT (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2015 às 17h18.

Priorizar nos meus resultados Google

BRASÍLIA - Senadores elegeram neste domingo Renan Calheiros (PMDB-AL) para presidente do Senado e do Congresso Nacional, em uma disputa mais acirrada que de costume, mantendo a tradição de chancelar o nome proposto pela maior bancada na Casa.

Indicado após decisão da maioria de sua bancada na sexta-feira, Renan disputava o posto com o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que lançou candidatura avulsa sem a anuência da bancada. Por 49 votos a 31, o senador alagoano foi reconduzido à presidência do Senado e consequentemente do Congresso Nacional por mais dois anos.

Renan ocupa a presidência desde 2013 e elegeu-se com o apoio da bancada do PT, enquanto a candidatura de Luiz Henrique recebeu adesões de partidos da oposição e integrantes da base do governo com atuação mais independente.

A ideia inicial de Renan era que os dois nomes disputassem internamente a indicação da bancada, mas Luiz Henrique insistiu que sua candidatura era “irreversível” e suprapartidária. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilRenan CalheirosSenadoCongresso

Mais de Brasil

Futura: Flávio Bolsonaro tem 49,4% e Lula, 43,7%, no 2º turno

Flávio já voou no mesmo jato executivo ligado a Vorcaro usado por Alexandre de Moraes

RS volta a ficar sob alerta climático; veja as propostas de Zucco, Brizola e Souza

Futura: Flávio Bolsonaro cresce, chega a 40,4% e ultrapassa Lula no 1º turno