Brasil

PSD estreia em quarto lugar entre os partidos mais votados

O partido foi criado no ano passado a partir de uma dissidência no Democratas (DEM), mas também atraiu políticos de outras siglas


	Gilberto Kassab: a legenda conquistou 206 prefeituras, o que representa 11,5% do total de 1.793
 (Prefeitura de SP/Divulgação)

Gilberto Kassab: a legenda conquistou 206 prefeituras, o que representa 11,5% do total de 1.793 (Prefeitura de SP/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2012 às 16h53.

Brasília - O PSD, partido estreante nas urnas, conquistou o quarto lugar entre os mais votados do país. De acordo com os dados consolidados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legenda administrará, com a posse dos novos prefeitos, 497 dos municípios brasileiros, o que equivale a 8,9%. O partido foi criado no ano passado a partir de uma dissidência no Democratas (DEM), mas também atraiu políticos de outras siglas.

O partido foi superado nas eleições municipais somente por PMDB, PSDB e PT. Com esse desempenho e na condição de estreante eleitoral, o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas considerou que o PSD é “uma incógnita” para 2014. A força com que saiu das urnas nas eleições municipais torna o partido estratégico na disputa presidencial, segundo ele.

Além disso, Caldas destacou que, por se comportar como “um partido de abrigo” a políticos sem viés de esquerda ou de direita, a legenda pode fazer alianças com partidos de tendências diversas. “O PSD é um partido novo, em formação, que cresceu independentemente de ideologia. Agora, o momento é de observar os seus próximos passos. Hoje, ele é uma incógnita”, disse Caldas à Agência Brasil.

Os melhores desempenhos do PSD ocorreram no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões onde conseguiu se posicionar em terceiro lugar na preferência de votos do eleitorado. No Norte, o partido conquistou 15,1% das prefeituras, somando 68, uma a menos que o PSDB, que obteve o segundo melhor desempenho.

Já no Nordeste, a legenda conquistou 206 prefeituras, o que representa 11,5% do total de 1.793. Apenas PSB e PMDB superaram o PSD na região. No Centro-Oeste, a legenda administrará 61 cidades, ou seja, 13,1% das existentes na região. Os tucanos, por exemplo, conquistaram apenas sete prefeituras a mais, o que lhes garantiu o segundo lugar no ranking do desempenho partidário na região.

Mesmo sem obter o mesmo posicionamento conquistado no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o PSD demonstrou força política também nos estados do Sul. Dos 1.191 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a sigla terá 93 (7,8%) sob sua administração, a partir de 1º de janeiro. Esse número garantiu ao PSD o sexto lugar entre as legendas preferidas da região.

No Sudeste, entretanto, o partido não mostrou tanta força política como nas demais regiões. Com 69 prefeituras para administrar até 2014, o PSD ficou com 4,1% dos 1.668 municípios, atrás, por exemplo, de partidos que venceu no balanço nacional, como PDT, PR e PTB.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Partidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPSD – Partido Social Democrático

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP