Brasil

Procuradoria Eleitoral acusa Bernardinho de campanha antecipada

De acordo com o órgão, Bernardinho concedeu entrevistas e fez publicação em que "exalta suas realizações e promove sua candidatura" ao governo do Rio

Bernardinho: treinador se filiou ao Novo e é cotado para ser o pré-candidato do partido ao governo do Rio (Getty/Getty Images)

Bernardinho: treinador se filiou ao Novo e é cotado para ser o pré-candidato do partido ao governo do Rio (Getty/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 14h02.

Rio - A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) acusa o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei Bernardinho de propaganda eleitoral antecipada. O treinador se filiou ao Novo e é cotado para ser o pré-candidato do partido ao governo do Rio.

De acordo com o órgão, Bernardinho concedeu entrevistas a jornais e fez publicação em sua página no Facebook em que "exalta suas realizações e promove sua candidatura". É a primeira representação da PRE/RJ sobre o tema para as eleições 2018. Em novembro, ao Estado/Broadcast, o treinador confirmou que pode se candidatar ao cargo.

Em entrevista à imprensa, Bernardinho expôs metas de campanhas e realizou promoção pessoal em busca de futuro apoio do eleitorado. Ele também teria, de forma pública, formulado convite ao ex-secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame para compor a sua chapa como vice-governador.

Como punição, a PRE requer pagamento de multa de R$ 25 mil, retirada do conteúdo irregular da página do pré-candidato no Facebook, e que ele se abstenha de divulgar sua campanha na mídia e nas redes sociais no período vedado pela legislação.

Propaganda eleitoral

De acordo com o calendário eleitoral 2018, só estão autorizadas as propagandas a partir do dia 16 de agosto de 2018. Antes do período, estão proibidos a promoção pessoal e o pedido de votos, seja ele explícito ou implícito.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGovernadoresPolíticaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado