Exame Logo

Previsão do tempo no Rio de Janeiro: Inmet alerta para onda de calor com riscos à saúde

Temperatura deve ficar 5 ºC acima da média

Rio de Janeiro: temperatura deve ficar 5ºC acima da média (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 2 de maio de 2024 às 12h26.

Última atualização em 2 de maio de 2024 às 12h44.

Moradores de diversos municípios do Rio de Janeiro devem enfrentar uma onda de calor até o domingo 5, inclusive com riscos à saúde. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê temperaturas 5 ºC acima da média por período de três a cinco dias, a contar de quarta-feira, 1º.

O alerta, classificado como perigo, abrange municípios nas regiões metropolitana, sul, noroeste, norte, centro fluminense e baixadas.

Para o estado do Rio de Janeiro, o instituto prevê para esta quinta-feira, 2, temperatura máxima de 37 ºC. Na sexta-feira, 3, o dia deve ficar mais quente ainda, com máxima de 38 ºC.

Veja também

Com o alerta, o Rio de Janeiro se junta à lista de seis estados que já vivenciavam uma onda de calor ainda mais severa, de grande perigo, iniciada no dia 27 de abril e prevista para durar até o início da noite deste sábado, 4: Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Cuidados

Ondas de calor podem impactar a saúde de toda a população, em especial idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua.

Com as ocorrências cada vez mais frequentes desse fenômeno climático, o Ministério da Saúde disponibiliza um portal com orientações para as pessoas se protegerem.

Confira as principais recomendações:

Sol e calor

Hidratação

Cuidados coletivos

Cuidados com a saúde

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeiroonda de calor

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame