Previdência, a desconhecida
Embora a aposentadoria seja um assunto importante para cidadãos de qualquer idade — dos jovens aos idosos —, poucos entendem como o sistema de fato funciona. Uma pesquisa da associação Fenaprevi, uma federação de previdência privada, em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos mostrou que nove em cada dez pessoas (89%) desconhecem ou pouco […]
Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2016 às 19h02.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h06.
Embora a aposentadoria seja um assunto importante para cidadãos de qualquer idade — dos jovens aos idosos —, poucos entendem como o sistema de fato funciona. Uma pesquisa da associação Fenaprevi, uma federação de previdência privada, em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos mostrou que nove em cada dez pessoas (89%) desconhecem ou pouco sabem sobre o tema previdência. O estudo também aponta que, dentre os 1.500 entrevistados, quase metade ainda não ouviu falar sobre as discussões da reforma previdenciária – cidadãos das classes AB e da região Sudeste são os que afirmam conhecer mais sobre o tema.
Atualmente, o trabalhador se aposenta com uma soma da idade e do tempo de contribuição. Só que diante de um déficit que pode chegar a 1 trilhão em 2050, o governo do presidente interino Michel Temer propõe a definição de uma idade mínima para a aposentadoria, como já acontece na grande maioria dos países dos países do G20 – em Alemanha, França, Japão, Reino Unido, Canadá, Austrália, México, Chile e Argentina, a idade mínima obrigatória passa dos 60 anos, enquanto a média, no Brasil, é de 55. O Executivo e um grupo formado por centrais sindicais vêm discutindo a medida antes de enviá-la ao Congresso. No gráfico abaixo, veja a porcentagem das pessoas que afirmam conhecer o funcionamento do Sistema de Previdência Social (INSS) e a proposta de reforma do modelo de aposentadoria.