Brasil

Portaria libera R$ 2,8 mi para cidades atingidas por tornado

De acordo com o texto, considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços será de 180 dias

A presidente Dilma Rousseff visita hoje as áreas atingidas pelo tornado em Xanxerê e Ponte Serrada no estado de Santa Catarina (Divulgação/Defesa Civil de Santa Catarina)

A presidente Dilma Rousseff visita hoje as áreas atingidas pelo tornado em Xanxerê e Ponte Serrada no estado de Santa Catarina (Divulgação/Defesa Civil de Santa Catarina)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 09h10.

Brasília - Portaria do Ministério da Integração Nacional publicada hoje (27) no Diário Oficial da União autoriza a liberação de R$ 2,8 milhões para ações de socorro em Xanxerê (SC) e Ponte Serrada (SC). Os municípios foram atingidos por um tornado na última segunda-feira (20).

De acordo com o texto, considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços será de 180 dias.

A presidente Dilma Rousseff visita hoje as áreas atingidas pelo tornado.  Acompanhada do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ela deve anunciar ações do governo federal de auxílio à recuperação da região. A previsão é que eles cheguem ao estado às 9h.

De acordo com a Defesa Civil do estado, neste momento, 1.273 profissionais e 252 veículos trabalham no atendimento às vítimas do tornado.

Em Xanxerê, o total de desabrigados chega a 539. O número de desalojados está em torno de 4. 275. Foram registrados ainda duas mortes e 97 feridos.

O volume de edificações públicas danificadas chega a nove, enquanto os prédios residenciais atingidos pelo tornado alcançam 2.188. Além disso, 235 casas foram totalmente destruídas.

Em Ponte Serrada, 77 pessoas estão desabrigadas, 1.050 desalojadas. O município registra também 27 feridos, uma edificação pública danificada e 252 residências afetadas, além de 24 casas totalmente destruídas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisSanta CatarinaTornados

Mais de Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman segue na UTI, mas está lúcido e orientado

Onde e como pagar multa eleitoral?

Lula comunica demissão de Pimenta, e Sidônio assume comunicação do governo nos próximos dias

Sem Pacheco e com provável ausência de Lira, ato sobre 8/1 reunirá representantes dos Três Poderes