Brasil

PF abre inquérito para investigar Fernando Henrique Cardoso

Inquérito investigará suspeitas de crimes cometidos pelo ex-presidente, como envio de dinheiro ilegal para jornalista com quem teve um caso extraconjugal


	FHC: segundo a jornalista, o ex-presidente teria enviado, por meio de contas no exterior, dinheiro para sustentar ela e seu filho
 (Divulgação)

FHC: segundo a jornalista, o ex-presidente teria enviado, por meio de contas no exterior, dinheiro para sustentar ela e seu filho (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 19h18.

São Paulo - O Ministério da Justiça divulgou nesta sexta-feira, 26, que a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar as suspeitas de crimes cometidos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso envolvendo o envio de dinheiro para jornalista com quem teve um caso extraconjugal, Mirian Dutra, na Espanha por meio de um contrato da empresa Brasif Exportação e Importação S. A .

O inquérito correrá sob sigilo de Justiça e terá como base as afirmações da jornalista em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, na qual ela afirmou que o ex-presidente, com quem teve um caso extraconjugal, assinou um contrato fictício com a empresa pelo qual recebeu US$ 3 mil mensais entre 2002 e 2006.

Ainda segundo Mirian, o ex-presidente teria enviado, por meio de contas no exterior, dinheiro para sustentar ela e seu filho Tomás no exterior quando ainda comandava o país.

A jornalista afirma ainda que chegou a ser "exilada", pois teria sofrido pressão para não voltar ao Brasil na época em que FHC disputava a reeleição.

O ex-presidente admitiu ter contas no exterior e ter dado um apartamento de 200 mil euros a Tomás, filho de Mirian, mas negou ter cometido irregularidades e mesmo ter participado do contrato da Brasif com Mirian.

A Brasif foi concessionária das lojas de free shop em vários aeroportos brasileiros até 2006 e hoje atua em diferentes ramos. A empresa também divulgou nota afirmando que FHC não teve participação na contratação de Mirian Dutra.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoCrimeEscândalosFernando Henrique CardosoFraudesJustiçaPersonalidadesPolícia FederalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'