Papa Francisco: a agenda papal no Rio também inclui um encontro com representantes da sociedade civil, que será realizada no teatro Municipal. (Filippo Monteforte/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2013 às 14h22.
Rio de Janeiro - O papa Francisco se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude em julho, afirmou nesta segunda-feira o governador do estado, Sérgio Cabral.
Cabral, em declarações aos jornalistas, afirmou que a reunião entre Dilma e o líder da Igreja Católica vai acontecer no Palácio da Guanabara, sede do Governo regional do Rio, embora não tenha precisado a data.
O governador também revelou que a favela que o papa deve visitar será muito provavalmente o Complexo de Manguinhos, um local ocupado pela polícia em 2012 e que durante décadas foi considerado como um dos mais perigosos da cidade.
Uma das principais ruas da favela, a Leopoldo Bulhões, foi conhecida durante décadas como a 'Faixa de Gaza' pela alta frequência com a qual eram registrados os tiroteios entre grupos de narcotraficantes rivais.
A agenda papal no Rio também inclui um encontro com representantes da sociedade civil, que será realizada no teatro Municipal, segundo o governador.
A polícia ocupou nesta segunda três favelas localizadas no Corcovado, que também será visitado pelo pontífice.
Estas favelas, Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cándido, eram as únicas localizadas em bairros turísticos que ainda não estavam sob o controle das autoridades.
O organizador das viagens dos pontífices, Alberto Gasbarri, viajou ao Brasil na semana passada para definir os detalhes ainda pendentes da visita do papa Francisco ao país sul-americano.
Gasbarri visitou várias favelas cariocas e também se dirigiu à cidade de Aparecida, no estado de São Paulo e onde fica o Santuário Nacional, que poderia ser incluído na agenda papal.
A Jornada Mundial da Juventude, o maior evento católico do mundo, será realizada de 23 a 28 de julho no Rio e incluirá atividades como uma Via-Sacra pela praia de Copacabana, grandes vigília e uma missa de encerramento, que será realizada em um terreno nos arredores da cidade.