Operação da PF não terá impacto negativo na imagem de Dilma

Dilma ordenou a cassação ou o afastamento do cargo de todos os funcionários públicos envolvidos em um novo escândalo de corrupção

Los Cardales (Argentina) - O assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta terça-feira que a operação Porto Seguro não terá impacto negativo na imagem da presidente Dilma Rousseff.

''Nenhum investimento vai ser afetado por isto. A imagem da presidente deve sair reforçada porque ela reagiu rapidamente, tomou as medidas que qualquer chefe de Estado deveria tomar'', disse o assessor a jornalistas ao participar hoje da 18ª Conferência anual da União Industrial Argentina (UIA).

No último sábado, Dilma ordenou a cassação ou o afastamento do cargo de todos os funcionários públicos envolvidos em um novo escândalo de corrupção, entre eles a chefe do Gabinete da Presidência em São Paulo.

A decisão do presidente foi confirmada em comunicado de imprensa um dia depois que a Polícia Federal realizou a operação Porto Seguro para prender seis de 18 acusados de integrar o esquema.

''Isto ocorre apenas em países em onde há transparência e onde há independência das atividades de investigação. Foi a Polícia Federal que averiguou e agora a Justiça vai se encarregar de aprofundar e comprovar as denúncias'', comentou Garcia.

A operação teve como fim desmantelar uma organização na qual supostamente estão envolvidos vários funcionários públicos e que teria ramificações no Ministério da Educação e em sete órgãos estatais e que se dedicaria a elaborar relatórios técnicos fraudulentos para favorecer determinadas empresas privadas em contratos públicos.

Entre os 18 acusados de crimes como corrupção, falsificação de documentos e tráfico de influência, está a chefe do Gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, assim como diretores da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.