Exame Logo

Ocupação da rede hoteleira nos últimos dias do ano chega a 95% no Rio

Em Copacabana, na zona sul, local da mais famosa festa de queima de fogos, a ocupação está em 98%

No revéillon do Flamengo, o índice de ocupação está em 95% (Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2010 às 18h47.

Rio de Janeiro - A ocupação hoteleira dos 26 mil quartos disponíveis no Rio de Janeiro para os últimos dias do ano já chega a 95%, segundo levantamento feito pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Em Copacabana, na zona sul, local da mais famosa festa de queima de fogos, a ocupação está em 98%.

Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o índice representa um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores, tanto em relação à diária média quanto à taxa de ocupação. Segundo ele, vários fatores colaboraram para esse aumento.

Veja também

“Isso advém de alguns fatores. Pela escolha do Rio como sede da Olimpíada, corroborada pela Copa de 2014 [pelo fato do Rio ser uma das cidades-sede do Mundial de futebol], a recuperação da imagem de segurança [com a ocupação das favelas pela polícia], a revitalização da zona portuária, com a vinda de grande parte dos cruzeiros marítimos, propiciando ofertas turísticas”, disse Sampaio, ressaltando que a paisagem paradisíaca do Rio é aliada da atividade turística e colabora para esse quadro.

Ainda de acordo com o presidente da federação, a oferta de quartos de hotéis cresce, em média, em mil quartos por ano e o índice de ocupação se mantém crescente, o que significa que mais turistas estão visitando a cidade. “Estamos assistindo também a um crescimento da diária média, apesar do câmbio desfavorável e do crescimento dos albergues e pousadas, provando que somos procurados por turistas de alto poder aquisitivo”, explicou Sampaio, lembrando que a vinda desses turistas beneficia vários setores.

No revéillon do Flamengo, também na zona sul, impulsionado pela maior queima de fogos do Rio em duração – 25 minutos contra 20 de Copacabana – o índice de ocupação está em 95%. Em todo o município do Rio de Janeiro, existem 582 hotéis considerados de bom

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasHotéisMetrópoles globaisRio de JaneiroTurismo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame