Brasil

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 9 de Julho

Feriado acontece nesta terça-feira, 9, e muitos serviços essenciais em São Paulo terão uma dinâmica diferente

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 8 de julho de 2024 às 17h37.

Tudo sobreFeriados
Saiba mais

Por causa do feriado da Revolução Constitucionalista, nesta terça-feira, 9, alguns serviços terão o horário de funcionamento alterado em São Paulo.

Muitos hospitais na cidade e na região metropolitana manterão atendimentos de emergências e alguns postos de saúde terão mudanças no horário de operação. Outros serviços esseciais como bancos, correios e os comércios também funcionarão sob uma nova dinâmica.

Para quem precisar se locomover por meio do transporte público, as frotas de ônibus, trens e o metrô realizarão uma operação especial para o feriado.

Veja a seguir como fica o funcionamento de serviços na cidade de São Paulo

Saúde

As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e as Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde (AMAs/UBSs) Integradas operarão normalmente na segunda-feira, 8, e na terça-feira, 9.

A vacinação contra gripe, Covid-19 e a multivacinação serão realizadas nas AMAs/UBSs normalmente antes e durante o feriado de 9 de julho.

Os hospitais estaduais de São Paulo continuarão funcionando normalmente para atendimento de urgências e emergências nos prontos-socorros, setores de internação e centros cirúrgicos.

Doação de sangue

Os postos de doação da Pró-Sangue nas Clínicas e no Mandaqui operarão, excepcionalmente, na segunda-feira, 8, e na terça-feira, 9, das 8h às 16h.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias em São Paulo estarão fechadas na data. As compensações bancárias também não ocorrerão, pois são realizadas apenas em dias úteis. No entanto, transações feitas através do Pix continuarão funcionando, já que são compensadas a qualquer momento.

Poupatempo

O Poupatempo informou que durante o feriado não haverá atendimento presencial nos 242 postos doserviço. Nesta segunda-feira, 8, todas as unidades funcionarão normalmente, assim como na quarta-feira, 10, mediante agendamento prévio.

Durante o feriado, as opções digitais continuarão disponíveis à população pelo portal do Poupatempo, aplicativo Poupatempo, totens de autoatendimento ou pelo WhatsApp no número (11) 95220-2974.

Correios

As agências vão ficar fechadas durante o feriado, nesta terça-feira. O atendimento será retomado na quarta-feira, 10 de julho.

Shoppings e comércio de rua

Os shoppings funcionarão em horário especial de feriado. Supermercados operarão normalmente, e o rodízio de veículos será suspenso na terça-feira.

Rodízio de veículos em SP

A prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio de carros durante esta segunda-feira, 8, emenda do feriado do dia da Revolução Constitucionalista. Mas, segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o rodízio de veículos pesados está mantido.

Transporte Público

As linhas da ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade 8 e 9 terão um esquema de funcionamento diferente para o feriado da Revolução Constitucionalista. Veja:

Metrô

Nos dias 6 e 7 de julho, o Metrô funcionará normalmente, seguindo a mesma programação de um final de semana comum.

Na segunda-feira, 8, e no feriado de terça-feira, 9, a operação será semelhante à de um sábado e domingo, pois a empresa espera que a demanda seja menor do que em dias úteis típicos.

EMTU

A operação de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) seguirá as tabelas horárias normais de um final de semana no sábado, 6, e domingo, 7. Na segunda-feira, 8, algumas linhas seguirão a programação normal de dias úteis, enquanto outras terão horários diferenciados. A lista dos serviços poderá ser visualizada no site da EMTU.

No feriado de 9 de julho, terça-feira, a operação será semelhante à de domingos e feriados.

CPTM

No sábado, 6, domingo, 7, e segunda-feira, 8, a operação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ocorrerá conforme o horário regular. Para o feriado, dia 9, a operação seguirá o cronograma de um domingo.

Além disso, a CPTM informa que obras de melhoria serão realizadas nos serviços da linha 710, assim como nas linhas 11-Coral e 12-Safira, iniciando no sábado, 6, e concluindo na terça-feira, 9.

SPTrans

Neste feriado, a SPTrans atenderá das 6h às 22h nos postos de venda localizados nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes. Entretanto, os postos nos terminais Água Espraiada, Amaral Gurgel, Casa Verde, Jardim Ângela e João Dias estarão fechados devido a obras em andamento.

Os postos de Jabaquara e Santana funcionarão normalmente na segunda-feira e estarão fechados durante o feriado. O posto central da SPTrans não terá atendimento nos dois dias mencionados.

Acompanhe tudo sobre:Feriados

Mais de Brasil

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

André Mendonça, do STF, dá 30 dias para governo concluir renegociação das multas da Lava-Jato

Força-tarefa extingue 30 pontos de queimada no Pantanal, diz Marina

CCJ do Senado adia votação da PEC do marco temporal de áreas indígenas

Mais na Exame