Mulheres e pessoas acima de 40: o perfil de casos do coronavírus no Brasil
Vírus já afeta 31 pessoas em sete estados brasileiros, mas a boa notícia é que ainda não houve nenhuma morte pela doença
Clara Cerioni
Publicado em 10 de março de 2020 às 12h03.
Última atualização em 10 de março de 2020 às 13h42.
São Paulo — O Brasil começou a semana superando a marca dos 30 casos confirmados para o coronavírus no país. Com uma nova atualização da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (10), já são 31 pacientes infectados pela doença, que se originou na China, em dezembro do ano passado.
Até agora, São Paulo tem o maior número de casos (16), seguido por Rio de Janeiro (8), Bahia (2), Alagoas (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Distrito Federal (1) e Rio Grande do Sul (1). A maioria é mulher (54%), tem mais de 40 anos (61%) e viajou para países da Europa. A paciente mais nova é uma adolescente de 13 anos e a mais velha uma pessoa de 69 anos (veja mais detalhes no infográfico abaixo).
O ministério não identificou ainda se há alguma especificidade para o maior número de infectados ser do sexo feminino.
A boa notícia é que desde o primeiro caso confirmado em território nacional, em 26 de fevereiro, não houve nenhuma morte causada em decorrência do Covid-19, nome oficial da doença. A maior parte dos pacientes está com saúde estável e em isolamento domiciliar.
O caso do Distrito Federal é o que mais preocupa as autoridades de saúde, pela gravidade. A paciente está internada em isolamento na UTI do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), respirando com ajuda de aparelhos e com suporte hemodinâmico.
Segundo boletim da Secretaria de Saúde do estado, desta segunda-feira (9), o estado da mulher ainda é grave, porém estável. Ela segue respirando por aparelhos. De acordo com a pasta, seu quadro de saúde foi agravado por doenças relacionadas as que ela já possuía.
Nos últimos dias, eventos e reuniões têm sido canceladas, por precaução. Nesta terça-feira, um evento em Brasília do “Todos Pela Educação”, do qual participara o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi cancelado porque a presidente da ONG, Priscila Cruz, está com suspeita de infecção do coronavírus.
No país, segundo boletim da tarde desta segunda-feira, o Ministério da Saúde monitora 930 pacientes com suspeita da doença. A seguir veja um infográfico sobre o perfil dos casos confirmados como positivo para coronavírus no Brasil: