Brasil

MP Eleitoral é contra assinatura digital e pode atrapalhar Bolsonaro

Oposição do órgão pode prejudicar ideia do presidente de recolher assinaturas online para criar um novo partido, o Aliança pelo Brasil

Jair Bolsonaro: presidente pretende criar uma nova sigla após deixar o PSL (Ueslei Marcelino/Reuters)

Jair Bolsonaro: presidente pretende criar uma nova sigla após deixar o PSL (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de novembro de 2019 às 19h37.

Brasília - O vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, manifestou-se nesta terça-feira contra a possibilidade de que a Justiça Eleitoral aceite o uso de assinaturas eletrônicas de eleitores para a formação de um partido político, posição que pode atrapalhar os planos do presidente Jair Bolsonaro de lançar mão desse recurso para a fundação do seu partido, o Aliança pelo Brasil.

O parecer foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma consulta formulada pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS). Não há a obrigação, contudo, de a corte seguir o entendimento do MP Eleitoral.

Na manifestação, o vice-procurador-geral disse que a Justiça Eleitoral pode até receber dados de apoiadores de um determinado partido eletronicamente, mas as assinaturas deles terão de ser conferidas em papel, a partir do original pelos servidores. "Todo o esforço na Justiça Eleitoral é devotado, pois, ao tratamento dos documentos em papel", disse.

Medeiros reconhece que há uma sobrecarga de trabalho da Justiça Eleitoral  — há 37 milhões de assinaturas para ser conferidas em dois anos de outros partidos em formação — e que é preciso superar esse modelo.

Apoiadores de Bolsonaro têm levantado a hipótese de uso de assinaturas digitais para acelerar o processo de criação da nova legenda, a ponto de aliados dele poderem se candidatar nas eleições municipais do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosTSEJair BolsonaroPSL – Partido Social Liberal

Mais de Brasil

Aldo Rebelo lança pré-candidatura à Presidência em janeiro

Ciclone extratropical deixa Sul do Brasil em alerta neste fim de semana

Lula nomeia ministro interino da Justiça após saída de Lewandowski

Congresso analisará 70 vetos de Lula na fila, incluindo dosimetria