Brasil

Morre com Covid-19 Nelson Meurer, primeiro condenado pelo STF na Lava-Jato

Ex-deputado cumpria pena de 13 anos e 9 meses em penitenciária estadual do Paraná

Nelson Meurer: ex-deputado foi condenado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro (Laycer Tomaz/Agência Câmara)

Nelson Meurer: ex-deputado foi condenado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro (Laycer Tomaz/Agência Câmara)

AO

Agência O Globo

Publicado em 12 de julho de 2020 às 14h47.

Última atualização em 12 de julho de 2020 às 14h49.

Morreu na manhã deste domingo o ex-deputado federal Nelson Meurer, de 77 anos. Ele foi primeiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Lava-Jato. O advogado do ex-parlamentar, Michel Saliba, informou que ele estava internado desde o último dia 6 e testou positivo para o novo coronavírus.

Meurer cumpria pena de 13 anos e 9 meses na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, desde outubro do ano passado. O advogado afirma que Meurer foi transferido para um hospital da cidade depois de apresentar os sintomas da Covid-19, e um exame realizado no mesmo dia comprovou que o ex-parlamentar havia contraído a doença.

O advogado disse que, desde novembro, tentava no STF que Meurer cumprisse prisão domiciliar. Foram três pedidos, sendo o último em março, quando foi declarada a pandemia.

- Uma tragédia anunciada, que poderia ter sido evitada, é só o tenho a te dizer - disse ao GLOBO Nelson Meurer Junior, filho do ex-parlamentar.

O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) lamentou a morte do colega:

- Já havia pedido para a prisão domiciliar, uma recente inclusive, em função da Covid, mas não houve despacho. Agora, é só lamentar.

Pelas redes sociais, o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, decretou luto oficial no município.

"A administração municipal de Francisco Beltrão lamenta profundamente a morte do ex-prefeito e ex-deputado federal Nelson Meurer, na manhã deste domingo (12/07), vítima da Covid-19. Além de reconhecer o seu trabalho em prol de Francisco Beltrão, deseja força para a família".<!--

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)Coronavírus

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói