Brasil

Ministra Cármen Lúcia nega clima de tensão no STF

O colega Marco Aurélio Mello impediu o arquivamento do pedido de impeachment do também ministro Gilmar Mendes, mas ainda assim o clima interno não está agitado, garante

Os cidadãos que mais sentem os custos da Justiça são os negros, que deram a pior nota nesse quesito (Morio/Wikimedia Commons)

Os cidadãos que mais sentem os custos da Justiça são os negros, que deram a pior nota nesse quesito (Morio/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2011 às 18h42.

Belo Horizonte - "Super tranquilo." Assim a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu hoje o clima na corte mais alta do País após o colega Marco Aurélio Mello impedir o arquivamento, de forma sutil e quase despercebida, do pedido de impeachment do também ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do tribunal.

A denúncia do advogado Alberto de Oliveira Piovesan contra o ministro já havia sido arquivada em maio pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mas o advogado entrou com dois recursos no STF. O primeiro já havia sido negado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que votou pelo mesmo fim para o último. O voto foi seguido por Luiz Fux e pela própria Cármen Lúcia, mas a atitude de Marco Aurélio Mello impediu o fim da tramitação.

Cármen Lúcia descartou a possibilidade de o colega ter pedido vista do processo para acirrar os ânimos internamente. "Esses pedidos às vezes decorrem exclusivamente de um ponto que a pessoa prefere esclarecer melhor. Pedido de vista é regimental e não cria nenhum tipo de constrangimento nem de nada", disse a ministra.

Piovesam questiona a isenção de Gilmar Mendes e acusou o ministro de favorecer advogados. A ministra, porém, classificou o caso de "político". "O ato que era questionado era um ato político, que não se sujeita a nossa jurisdição", declarou.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasJustiçaBrasíliaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Aeroportos brasileiros superam 120 milhões de passageiros em 2025

STF torna ré mulher que hostilizou Flávio Dino em avião no Maranhão

São Paulo avança para estrear modelo inédito de licitação no Brasil

Cerca de um terço dos cursos de medicina do país tiveram desempenho ruim no Enamed