Brasil

Mil haitianos deixaram Acre em busca de oportunidades

Segundo o governador do Acre, o Governo Federal tem ajudado os imigrantes a encontrarem oportunidades em outros estados

Tião Viana defendeu que os haitianos trabalhem em estados onde há mais oportunidades (Agência Brasil)

Tião Viana defendeu que os haitianos trabalhem em estados onde há mais oportunidades (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2012 às 13h07.

Brasília - Pouco mais de mil haitianos já deixaram o Acre e migraram para outros estados. A informação é do governador do estado, Tião Viana, que esteve reunido no Ministério do Planejamento com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz.

“O governo da presidenta Dilma [Rousseff] tem sido muito solidário, tem transferido apoio. Temos buscado oportunidades de trabalho digno para essas pessoas. Eles têm migrado [para outros estados] e têm achado oportunidades”, disse.

Ele disse ainda que entre os assuntos tratados com o secretário do PAC, está a construção de 13 mil casas nos municípios do estado e na capital. Além disso, eles conversaram sobre o andamento das obras do PAC no Acre.

No início deste ano, o governo brasileiro limitou a entrada de cidadãos haitianos no país depois de o excesso de imigrantes ter causado problemas nas cidades de Brasileia (AC) e Tabatinga (AM) por elas não terem condições de atender ao aumento repentino da população.

O governo brasileiro vai conceder anualmente 1,2 mil vistos a imigrantes haitianos, sem exigência de vínculo empregatício. Cada visto permite ao cidadão haitiano trazer a mulher, marido ou companheiro, pai e mãe, além dos filhos com menos de 24 anos, desde que sejam solteiros, estudantes e dependentes financeiramente. O estrangeiro que entrar no Brasil sem visto corre o risco de ser deportado.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoHaitiAcre

Mais de Brasil

Aneel aprova uso de R$ 5,5 bi para reduzir custos de contas de luz no Norte e Nordeste

Meu sonho e obsessão é financiar moto barata para motoqueiros, diz Lula

'Isso é pacote de pai para filho', diz Boulos sobre financiamento para Uber, 99 e táxi

Rodrigo Pacheco não será candidato ao governo de MG, diz presidente do PT