Brasil

Márcio França tem 32% e Marcos Pontes, 18% para o Senado em SP, mostra EXAME/IDEIA

Em nova pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, Márcio França segue liderando disputa pelo Senado em SP, seguido de Marcos Pontes e Janaína Paschoal

 (Kelly Fuzaro/Band/Alan Santos/PR/Agência Brasil)

(Kelly Fuzaro/Band/Alan Santos/PR/Agência Brasil)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 22 de setembro de 2022 às 00h19.

Última atualização em 22 de setembro de 2022 às 20h19.

yt thumbnail

O candidato Márcio França (PSB) lidera a corrida por uma vaga no Senado pelo estado de São Paulo, segundo nova pesquisa EXAME/IDEIA divulgada nesta quinta-feira, 22. O Astronauta Marcos Pontes (PL) tem metade das intenções de voto do ex-governador.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta

França tem 32% das intenções de voto, à frente de Pontes, que pontua 18%. Em terceiro lugar, vem Janaína Paschoal (PRTB), com 6%. Veja o relatório completo.

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita os candidatos que estão concorrendo ao posto, as intenções de voto para o Senado em São Paulo são:

  • Márcio França (PSB): 32%;
  • Marcos Pontes (PL): 18%;
  • Janaína Paschoal (PRTB): 6%
  • Aldo Rebelo (PDT): 4%
  • Ricardo Mellão (Novo): 2%

Com exceção dos cinco primeiros, os demais candidatos tiveram 1% ou menos das intenções de voto cada. Não sabem/não responderam (17%) e votos brancos e nulos (20%) somam 37% dos votos.

(Arte/Exame)

Para a vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, Cila Schulman, França se beneficia de ser o único candidato competitivo da esquerda na disputa pelo Senado em SP, enquanto o ex-ministro Marcos Pontes divide votos da direita com nomes como Janaína Paschoal.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, 47% dos eleitores de SP dizem não saber em quem votar e 24% dizem que votarão em branco ou nulo.

Os três candidatos que têm mais de 1% de intenção de voto na pesquisa espontânea são:

  • Márcio França (PSB): 14%;
  • Marcos Pontes (PL): 7%;
  • Janaína Paschoal (PRTB): 2%

Os demais candidatos pontuam 1% ou menos.

Para a pesquisa, foram ouvidas  pessoas 1.200 entre os dias 16 e 21 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-06629/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

O percentual de Márcio França não difere muito do que tem sido divulgado em outras pesquisas nos últimos dias. Em pesquisa Ipec desta semana, ele apareceu com 30%. Marcos Pontes, no entanto, teve 18%.

Nas eleições de 2022, há somente uma vaga em disputa para o Senado em cada estado e no Distrito Federal. O mais votado é eleito para um mandato de oito anos, e não há segundo turno na votação ao Senado. Com mais de 34 milhões de eleitores, SP é o maior colégio eleitoral do Brasil.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa governo SP: Haddad tem 30%, Tarcísio aparece com 22%, e Rodrigo, 18%

França lidera entre todas as faixas de renda e religiões

França lidera em todas as classes econômicas, mas se destaca entre as classes D e E, com 35% das intenções de voto. Marcos Pontes tem 9% nesse grupo. Entre eleitores da classe C, França tem 32% e, nas classes A e B, 29%.

O candidato do PSB também tem vantagem entre eleitores de todas as religiões: pontua 32% entre os católicos, 31% entre evangélicos e 35% entre pessoas de outras religiões.

Pontes se aproxima de França entre o eleitorado evangélico, com 28%, mas, entre os católicos, tem 11% e, entre pessoas de outras religiões, 14%. Além disso, 28% dos eleitores sem religião dizem que votarão em França e 25%, em Pontes.

França também está na frente entre pessoas com nível de instrução mais baixo, com 40% desse eleitorado, seguido de Pontes, com 9%. O candidato do PL pontua melhor entre quem completou o ensino médio, com 22%, mas ainda perde para o ex-governador, que tem 32% nesse grupo.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa para presidente em SP: Lula tem 40%; Bolsonaro, 37%

Em relação à renda familiar, França tem 35% das intenções de voto de quem ganha até um salário mínimo e 32% entre quem recebe entre um e três salários mínimos.

Pontes se aproxima do candidato do PSB entre quem ganha mais de seis salários mínimos, chegando a 21% das intenções de voto -- França tem 29% nesse recorte.

Pontes chega a 23% das intenções de voto do eleitorado que se declara branco, enquanto França tem 29%. Entre os eleitores pretos, o ex-ministro tem 16% e o ex-governador pontua 34%.

De acordo com a pesquisa, 20% dos eleitores de Bolsonaro pretendem votar em França, apesar de Marcos Pontes ser o candidato do presidente. O ex-ministro tem 47% das intenções de voto entre os que declaram voto no presidente.

Entre quem diz que vai votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência, 35% pretendem votar em França para o Senado e 1%, em Pontes. 59% dos eleitores do ex-presidente não sabem em quem votar ou dizem que vão anular os votos ou votar em branco.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022Márcio FrançaMarcos PontesPesquisas eleitoraisPolíticaSenado

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento