Brasil

Manifestantes desocupam Secretaria de Cultura de São Paulo

O grupo ocupou o prédio em protesto pela fala do secretário André Sturm, de que iria "quebrar a cara" de um ativista, na última segunda-feira

Secretaria de Cultura de São Paulo é desocupada (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Secretaria de Cultura de São Paulo é desocupada (Rovena Rosa/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de junho de 2017 às 10h27.

O prédio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no centro da capital, foi desocupado na noite desta quinta-feira, 1º, pelos militantes que protestavam no local havia mais de 30 horas.

Ao deixar o edifício, o grupo afirmou ter sofrido ameaças de retirada à força, mesmo sem um mandado judicial de reintegração de posse.

Pouco antes, eles tiveram uma reunião com o secretário municipal de Relações Governamentais, Milton Flavio, que os pressionou por uma saída pacífica.

O entorno do prédio ficou cercado por viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante todo o período da ocupação.

Depois da retirada, um ato para pedir a saída do secretário André Sturm foi realizado nas proximidades da sede, na Avenida São João, por volta das 22h30.

Em publicações nas redes sociais, os militantes consideraram a manifestação vitoriosa por ter denunciado "planos do prefeito João Doria para transformar a cidade num negócio".

Eles contestam a concessão de espaços públicos à iniciativa privada e pedem a liberação de verbas para programas culturais.

O estopim para o início da ocupação foi uma ameaça feita por Sturm a um ativista, na última segunda-feira. O secretário disse que iria "quebrar a cara" de um integrante do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo.

Acompanhe tudo sobre:João Doria JúniorProtestossao-paulo

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo