Brasil

Manaus encerra ciclo de reuniões operacionais da Copa

Cidade recebeu a sexta e última reunião do primeiro ciclo de encontros para discutir os planos operacionais da Copa do Mundo


	Vista aérea do estádio de futebol Arena Amazônia, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, em Manaus
 (Bruno Kelly/Reuters)

Vista aérea do estádio de futebol Arena Amazônia, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, em Manaus (Bruno Kelly/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 20h12.

Manaus - Manaus recebeu nesta quarta-feira a sexta e última reunião do primeiro ciclo de encontros para discutir os planos operacionais da Copa do Mundo. Antes da capital do Amazonas, outras cinco sedes da competição tiveram iniciativa semelhante desde o dia 30 de janeiro: Natal, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Manaus - todas que não foram utilizadas na Copa dos Confederações no ano passado.

No encontro, com a participação das três esferas de governo e do Comitê Organizador Local (COL), foram discutidas diversas medidas para "integração e alinhamento das ações" em áreas como mobilidade urbana, segurança, aeroportos, hospedagem e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, comunicação e voluntariado.

A previsão é de que uma nova rodada de reuniões seja realizada entre abril e maio, para acompanhar a preparação das sedes e alinhar os planos operacionais - as outras seis cidades (Brasília, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife), que receberam os jogos da Copa das Confederações e serão utilizadas na Copa do Mundo, também realizarão encontros desse tipo no futuro.

"A palavra-chave dessa série de reuniões é integração. Só vamos garantir a realização de uma belíssima Copa do Mundo aqui em Manaus se toda a operação for integrada. Qualquer peça da engrenagem que não operar durante o evento significará que a engrenagem inteira sofrerá. Por isso, precisamos de integração, parceria e harmonia", disse Luis Fernandes, secretário executivo do ministério do Esporte, presente no encontro desta quarta-feira no Amazonas.

Acompanhe tudo sobre:Cidadescidades-brasileirasCopa do MundoEsportesEstádiosFutebolManaus

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista