Acompanhe:

Mais três praias do ES são interditadas por lama da barragem

As três praias agora se juntam a Regência, Povoação e Comboios, que tem suas áreas interditadas desde a chegada da lama

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Lama de barragens da Samarco invadem Rio Doce e chegam até a costa do Espírito Santo: toda região foi afetada pela lama de rejeitos da mineradora
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Lama de barragens da Samarco invadem Rio Doce e chegam até a costa do Espírito Santo: toda região foi afetada pela lama de rejeitos da mineradora (Ricardo Moraes/Reuters)

V
Vinícius Rangel

Publicado em 7 de janeiro de 2016 às, 16h53.

Vitória - Três praias de Linhares, na região norte do Espírito Santo, foram interditadas pela prefeitura da cidade, nesta quarta-feira, 6.

De acordo com o órgão, as praias de Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca estão impróprias para banho.

Toda região foi afetada pela lama de rejeitos da mineradora Samarco, após rompimento de barragem no distrito de São Bento, em Minas Gerais no dia 5 de novembro do ano passado.

As três praias agora se juntam a Regência, Povoação e Comboios, que tem suas áreas interditadas desde a chegada da lama.

Segundo a prefeitura de Linhares, placas avisando da interdição começarão a ser instaladas na região ainda nesta quinta-feira, 7.

O órgão informou que está monitorando a turbidez da água do mar na costa linharense desde quando começou a sofrer os impactos no Rio Doce, no dia 20 de novembro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente detectou mudança rápida nos níveis nos últimos dias. Segundo eles, no dia 25 de dezembro a turbidez do mar em Pontal do Ipiranga era de apenas 7 NTU (Unidades Nefelométricas de Turbidez) e no último domingo estava em 13.

O índice chegou à marca de 130 NTU na manhã desta quarta.

Segundo o biólogo Luciano Cabral, tudo isso indica que as correntes marítimas e o vento predominantemente da região sul, levaram os rejeitos de minério do mar aberto para a costa, o que agora preocupa os órgãos municipais.

"Até que as condições de tempo levem esse rejeito para longe da costa, por precaução, a prefeitura de Linhares indica que as praias estão temporariamente impróprias para banho, esportes aquáticos, pesca e demais atividades de contato primário com a água.

Assim que forem constatados parâmetros aceitáveis de balneabilidade, a prefeitura informará a população", explica o biólogo.

Últimas Notícias

Ver mais
Lucro da Oncoclínicas cai no trimestre, mas supera expectativas
Exame IN

Lucro da Oncoclínicas cai no trimestre, mas supera expectativas

Há 15 horas

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões
ESG

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões

Há 21 horas

Wesley e Joesley Batista voltam ao conselho da JBS
Exame IN

Wesley e Joesley Batista voltam ao conselho da JBS

Há um dia

Breaking: Cade aprova fusão de Arezzo e Soma sem restrições
Exame IN

Breaking: Cade aprova fusão de Arezzo e Soma sem restrições

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais