Brasil

Mais de 1 milhão de sergipanos irão às urnas em outubro

Números da Justiça Eleitoral apontam que 1,4 milhão estão aptos a votar no estado que divide-se entre litoral e interior


	Palácio do Governo em Aracaju, Sergipe: cinco candidatos disputam a vaga do governo do estado
 (MITUO SHIGUIHARA/QUATRO RODAS)

Palácio do Governo em Aracaju, Sergipe: cinco candidatos disputam a vaga do governo do estado (MITUO SHIGUIHARA/QUATRO RODAS)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2014 às 13h11.

Brasília - Pouco mais da metade da população sergipana - 2,2 milhões de pessoas, segundo dados de 2013 do IBGE - irão às urnas para escolher o governador do estado. Números da Justiça Eleitoral apontam que 1,4 milhão estão aptos a votar no estado que divide-se entre litoral e interior. Nos 75 municípios sergipanos, a disputa será travada por cinco candidatos.

O atual governador, Jackson Barreto (PMDB), assumiu o posto no ano passado, depois da morte de Marcelo Déda, que aos 53 anos não resistiu ao câncer, tentará a reeleição. O nome de Barreto foi oficializado pelo partido em abril deste ano com outras legendas, como PT e PDT, que integram a coligação Agora é o Povo. Advogado, nascido em Santa Rosa de Lima, em 1944, Barreto foi o primeiro prefeito eleito de Aracaju, em 1985. Há oito anos, disputou uma vaga como deputado federal e tornou-se vice-governador na chapa de Déda, eleito em 2010. O também advogado Belivaldo Chagas (PSB) é vice de Barreto na chapa.

Outro nome na disputa pelo governo do estado é o senador Eduardo Amorim, candidato pelo PSC. Amorim, que tem o apoio da coligação Agora Sim (DEM, PSDB, PTdoB, PSC e PTB) foi eleito, em 2006, deputado estadual e em 2010 chegou ao Senado. O empresário Augusto Franco Neto (PSDB) é o vice na chapa de Amorim.

Alberto dos Santos, conhecido como Betinho, 58 anos, é candidato ao cargo pelo PTN. O empresário tem o funcionário público Lion Schuster (PTN) como vice em sua chapa. Betinho disputou, em 2012, a prefeitura de São Critóvão (SE), onde nasceu, mas perdeu as eleições para o candidato, na época, Rivanda Batalha (PSB).

Dois nomes novos estão na corrida pelo governo de Sergipe. Airton da CGTB, candidato do PPL, é natural do Rio de Janeiro. Aos 51 anos, o comerciante não tem registro de outras candidaturas no site do TSE dedicado às eleições deste ano. O candidato à vice-governador na chapa é Vieira Filho, que também é servidor público e do mesmo partido de Airton.

Pelo PSOL, a professora Sônia Meire, paulista de 51 anos, terá o apoio do PSTU e PCB pela Frente de Esquerda – Lutar para Transformar Sergipe. O vice na chapa de Sônia é o jornalista e editor Roberto Aguiar (PSTU).

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014EstatísticasGovernadoresIBGEPolítica no BrasilSergipe

Mais de Brasil

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos