Brasil

Macaé registra 12º caso de febre amarela no Rio

A paciente é moradora da localidade Cachoeiros de Macaé, que fica na divisa com Casimiro de Abreu, município com maior número de casos da doença no estado

Febre amarela: o município com maior número de casos é Casimiro de Abreu - sete moradores da cidade contraíram a doença (André Borges/Agência Brasília/Divulgação)

Febre amarela: o município com maior número de casos é Casimiro de Abreu - sete moradores da cidade contraíram a doença (André Borges/Agência Brasília/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de maio de 2017 às 20h13.

Rio - A Prefeitura de Macaé confirmou nesta segunda-feira, 8, que uma moradora da cidade contraiu febre amarela. O caso foi diagnosticado em abril.

A paciente se submeteu ao tratamento e já recebeu alta. É o 12º caso da doença no estado do Rio desde março. Três pessoas morreram.

O município com maior número de casos é Casimiro de Abreu: sete moradores da cidade contraíram a doença. Um morreu.

Outros cinco municípios registraram um caso cada: Macaé, São Fidélis, São Pedro da Aldeia (mas o morador contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu), Maricá e Porciúncula.

As outras mortes ocorreram nesses dois últimos municípios. No caso de Porciúncula, ainda está sendo investigado onde a vítima contraiu a doença.

A 12ª pessoa a contrair a doença no estado é uma mulher de 42 anos, moradora da localidade Cachoeiros de Macaé, que fica na divisa com Casimiro de Abreu.

Segundo a prefeitura, a paciente visitou a cachoeira Pai João, em Casimiro de Abreu, uma semana antes de apresentar os sintomas da doença.

No dia 9 de abril ela buscou atendimento em um hospital de Casimiro de Abreu e no mesmo dia foi transferida para o Hospital Público Municipal (HPM).

Em 10 de abril a paciente foi encaminhada para o Hospital São Sebastião, no Rio de Janeiro - unidade de referência para o tratamento da doença no Estado -, de onde recebeu alta no dia 18 de abril.

Macaé tem cerca de 240 mil habitantes, dos quais cerca de 175 mil já se vacinaram, segundo a prefeitura. A administração informou que nesta terça-feira, 9, vai iniciar nova estratégia de imunização, inclusive para os idosos.

O Ministério da Saúde já disponibilizou aos 92 municípios do Rio quase 4,7 milhões de doses da vacina contra a febre amarela.

Acompanhe tudo sobre:DoençasFebre amarelaRio de JaneiroSaúde

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus