Brasil

Justiça condena dois fazendeiros por trabalho escravo

Ambos foram denunciados ao MPF a partir de informações levantadas pelo grupo móvel de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego

As matérias-primas agrícolas mantêm uma tendência de alta há vários meses, enquanto 900 milhões de pessoas estão passando fome. (Nelson Almeida/AFP)

As matérias-primas agrícolas mantêm uma tendência de alta há vários meses, enquanto 900 milhões de pessoas estão passando fome. (Nelson Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2012 às 23h03.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - A Justiça Federal no Pará publicou decisões em que condena dois fazendeiros por terem submetido trabalhadores a condições semelhantes às de escravos. Segundo o Ministério Público do Pará foram condenados João Caldas de Oliveira, proprietário da fazenda União, localizada em Goianésia do Pará, e Válber Falquetto, dono da fazenda Tucandeira, que fica no município de Medicilândia.

Oliveira foi condenado a quatro anos e oito meses de reclusão e multa. Ele foi denunciado pelo MPF a partir de informações levantadas pelo grupo móvel de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que em outubro de 2008 encontrou na fazenda União dez trabalhadores em condições análogas às de escravo.

Na fazenda Tucandeira, de Falquetto, o flagrante foi em 2006. O grupo móvel de fiscalização encontrou 13 trabalhadores em situação degradante. Falquetto foi condenado a pagamento de dois salários mínimos por mês para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Altamira e a prestação de serviços comunitários à Secretaria de Educação do município de Uruará durante dois anos.

Acompanhe tudo sobre:TrigoCrimeAgronegócioDireitos trabalhistas

Mais de Brasil

TSE dá 48h para dona do Instagram explicar suposta redução de alcance de posts de Lula e aliados

TRE retotaliza votos e declara Douglas Ruas governador eleito do Rio no 1º turno

Coordenador da campanha de Lula descarta demissão de indicados do Centrão no governo

Campanha de Lula denuncia Meta por reduzir alcance de posts petistas e impulsionar Flávio Bolsonaro