Brasil

Itamaraty continuará negociando para evitar nova execução

Ministério da Relações Exteriores reiterou que continuará a dar prosseguimento às negociações com Indonésia para reverter execução de Rodrigo Muxfeldt Gularte


	Itamaraty: embaixador do Brasil na Indonésia desembarca hoje no Brasil e deve se apresentar ao Itamaraty
 (Getty Images)

Itamaraty: embaixador do Brasil na Indonésia desembarca hoje no Brasil e deve se apresentar ao Itamaraty (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2015 às 14h49.

Brasília - O Ministério da Relações Exteriores reiterou nesta segunda-feira que continuará a dar prosseguimento às negociações com o governo da Indonésia para tentar reverter a execução de Rodrigo Muxfeldt Gularte, segundo brasileiro condenado à pena de morte por ter ingressado no país com seis quilos de cocaína, em 2004.

"O Itamaraty continuará a realizar as gestões junto ao Governo da Indonésia, que já estavam anteriormente em curso, de modo a esgotar todas as possibilidades de comutação da pena do nacional Rodrigo Gularte permitidas pelo ordenamento jurídico da Indonésia", informou o MRE ao Broadcast.

O embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, que foi "chamado a consultas" pela presidente Dilma Rousseff, desembarca hoje no Brasil e deve se apresentar ao Itamaraty.

Este é um gesto de demonstração de descontentamento do Brasil com o governo indonésio, pela execução de outro brasileiro, Marco Archer, também condenado por tráfico de drogas.

O Itamaraty não quer, no entanto, informar a hora que o embaixador Paulo Alberto irá ao MRE se reunir com o ministro Mauro Vieira.

Segundo o Itamaraty, o embaixador "informará o Ministro de Estado da situação na Indonésia, mas não deverá falar com a imprensa".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaDrogasIndonésiaPena de morteViolência política

Mais de Brasil

STF mantém prisão de Daniel Silveira após audiência de custódia

Suspeitas de trabalho análogo à escravidão em construção de fábrica da BYD na Bahia

PF abre inquérito para apurar supostas irregularidades na liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas

Natal tem previsão de chuvas fortes em quase todo o país, alerta Inmet