Brasil

Itália autoriza extradição de Pizzolato e ordena sua prisão

A decisão reverte a anterior e dá vitória ao governo brasileiro no caso


	Henrique Pizzolato: o petista foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no Brasil por participar do mensalão
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Henrique Pizzolato: o petista foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no Brasil por participar do mensalão (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 08h08.

São Paulo - A Corte de Cassação em Roma, órgão máximo da Justiça da Itália, autorizou a extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e determinou seu retorno à prisão, afirma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo site do jornal “O Estado de S.Paulo”

A Justiça italiana reverteu a decisão de manter o acusado de participar do mensalão no país, dando vitória ao governo brasileiro. A Corte aceitou as garantias do Planalto de que Pizzolato terá um tratamento "melhor" na prisão e de que sua integridade física estará garantida em território brasileiro.

Agora, a decisão passa do âmbito judicial para o político. O Ministério da Justiça terá 20 dias para decidir se o petista será ou não devolvido ao Brasil para cumprir a pena pela participação no mensalão.

No julgamento, a não-extradição de Cesare Battisti pelo ex-ministro Tarso Genro pode influenciar a decisão italiana. Battisti foi condenado por assassinato e terrorismo na Itália e o asilo político concedido no Brasil ao italiano gerou atritos diplomáticos entre Roma e Brasília.

O caso

Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no julgamento brasileiro. No entanto fugiu do país com passaporte falso há um ano e cinco meses.

Foi preso na Itália, mas em setembro de 2014, a Corte de Bolonha negou sua extradição sob o argumento de que as prisões brasileiras não têm condições de recebê-lo.

As autoridades brasileiras conseguiram reverter a decisão ao instistir que os condenados no mensalão não foram para cadeias comuns e nem receberam o mesmo tratamento dado a outros detentos.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPaíses ricosEuropaItáliaPiigsPrisõesMensalão

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói