Brasil

Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em SP e outros estados

Inmet emitiu avisos de 'perigo' e 'perigo potencial'

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de novembro de 2024 às 06h57.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

Alertas de "perigo" para chuvas intensas foram lançados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quarta-feira. De acordo com o órgão, São Paulo, Minas Gerais, outros sete estados, além do Distrito Federal, devem ser atingidos pela condição.

O aviso laranja encobre também Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins. Com isso, as localidades devem ter chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de até 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

O alerta amarelo mostra "perigo potencial", mas também indica chuvas intensas. Os estados podem esperar chuva de até 50mm/dia e ventos de até 60 km/h. Serão afetados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Com a consição, o Inmet também avisa para o risco de queda de galhos, alagamentos, problemas na rede elétrica e possíveis descargas. Em caso de rajadas de vento nos próximos dias, a recomendação é evitar abrigo sob árvores, devido ao perigo de raios, além de não estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos conectados à tomada.

 

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoBrasilsao-pauloSudesteSulCentro-Oeste

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho