Brasil

Inmet alerta que 21 estados podem ser impactados por chuvas e vendavais; veja previsão

Órgão emitiu avisos na categoria de 'perigo potencial' e 'perigo'

 Chuva na W3 Sul, Setor Comecial de Brasília em 9 de outubro de 2024 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Chuva na W3 Sul, Setor Comecial de Brasília em 9 de outubro de 2024 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 06h33.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que 21 estados do país poderão ser impactados por chuvas intensas e vendaval nesta terça-feira. O órgão emitiu avisos na categoria de "perigo potencial" e "perigo".

Estados das regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste serão afetados por chuvas intensas. Os avisos de perigo potencial atingem a área do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Para, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

Nestes lugares, o Inmet afirma que pode chover entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos devem ocorrer. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí e Tocantins, o alerta de perigo poderá influenciar o clima. A previsão aponta para chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O órgão alerta que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Parte da região Sul e Centro-Oeste deve sofrer com vendaval. O alerta de perigo potencial avisa que os ventos devem chegar a até 60 km/h. Apesar disso, há baixo risco de queda de galhos de árvores.

 

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoBrasil

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp