Brasil

Incêndios na Chapada dos Guimarães foram controlados

O ICMBio informou que não se avista mais fumaça no local e que agora os profissionais estão em campo para apagar pequenos focos remanescentes


	Incêndios: o ICMBio informou que não se avista mais fumaça no local e que agora os profissionais estão em campo para apagar pequenos focos remanescentes
 (REUTERS/Noah Berger)

Incêndios: o ICMBio informou que não se avista mais fumaça no local e que agora os profissionais estão em campo para apagar pequenos focos remanescentes (REUTERS/Noah Berger)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2016 às 17h34.

Quarenta brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 30 homens do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiram controlar os dois incêndios florestais que, desde terça-feira (26), atingiam o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Por meio de um boletim divulgado hoje (29), o ICMBio informou que não se avista mais fumaça no local e que agora os profissionais estão em campo para apagar pequenos focos remanescentes do trabalho noturno.

Os atrativos do parque que estavam fechados para visitação foram reabertos hoje. São eles o Véu de Noiva, a Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha e a Cidade de Pedras.

Os incêndios ocorreram em áreas conhecidas como Mutuca e Mata Fria. De acordo com estimativa preliminar do instituto, o incêndio destruiu 550 hectares na região da Mata Fria/Véu de Noiva, queimando 295 hectares no interior do Parque Nacional.

No outro incêndio, na região do Mutuca, a área atingida foi de 700 hectares, sendo 203 hectares no interior da unidade de conservação. Os ventos fortes e o clima seco da região fizeram com que as chamas se alastrassem rapidamente.

O ICMBio avalia que “a ação rápida evitou danos maiores ao parque e a áreas particulares no entorno”.

Na região do Rio Mutuca, o incêndio foi extinto ontem. O incêndio na região da Mata Fria, situada à margem da Rodovia MT-251, dividiu-se em duas frentes.

O foco existente no alto do paredão, próximo à Cidade de Pedras, também foi extinto ontem. Ações de vigilância estão em curso nessas áreas para evitar o retorno do fogo. Na mata de encosta do vale do Véu de Noiva, o combate continua.

Equipes continuam monitorando o Parque Nacional e seu entorno, com profissionais em bases fixas e em rondas ao longo da MT-251, que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães.

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem 33 mil hectares e fica nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

A unidade de conservação foi criada em 1989 e protege amostras dos ecossistemas locais, além de preservar sítios arqueológicos existentes na região.

Acompanhe tudo sobre:FlorestasIncêndiosMato Grosso

Mais de Brasil

Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Mais na Exame