Brasil

Incêndio na Serra da Canastra está controlado

Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários trabalharam para conter o fogo que começou na terça (15) que só foi controlado no sábado (19), por volta das 18h


	Parque Nacional da Serra da Canastra: incêndio foi controlado neste sábado
 (José Eduardo Camargo / Viagem e Turismo)

Parque Nacional da Serra da Canastra: incêndio foi controlado neste sábado (José Eduardo Camargo / Viagem e Turismo)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2014 às 13h52.

Brasília - O incêndio que atingia o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, já foi controlado. Cerca de 70 pessoas, entre homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários, trabalharam para conter o fogo que começou na terça-feira (15) e só foi controlado ontem (19), por volta das 18h.

Segundo o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Vicente Faria, o incêndio foi criminoso e atingiu uma área estimada de 7 mil hectares.

As equipes continuam monitorando o local para que não surjam novos focos de incêndio. A partir de amanhã (21), o ICMBio fará o levantamento preciso da área atingida, que inclui vegetação típica de Cerrado, campos limpos e matas ciliares.

“Não tem como mensurar a perda ambiental, o fogo destrói tudo por onde passa. Certamente perdemos vários animais, filhotes de passarinhos, aqueles animais que não conseguem correr do fogo, como o tamanduá-bandeira, que tem baixa audição e [também] não sente o fogo chegando atrás”, explicou Faria.

Além do tamanduá, a unidade de conservação da Serra da Canastra protege outras espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o tatu-canastra, a onça-parda e o tico-tico-do-mato.

O Parque Nacional da Serra da Canastra tem 200 mil hectares, situa-se no sudoeste de Minas Gerais e preserva as nascentes do Rio São Francisco.

Acompanhe tudo sobre:BombeirosIncêndiosMinas Gerais

Mais de Brasil

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Vendavais podem atingir grande parte do Nordeste e Sul; veja previsão

Mais na Exame