Exame Logo

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Ilan de saída do BC?; BRF negocia leniência e mais…

ILAN GOLDFAJN: notícias que presidente do Banco Central estaria se preparando para sair até o final do ano acabou pressionando o dólar nos minutos finais da sessão
DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 07h06.

Última atualização em 19 de outubro de 2018 às 07h24.

Mourão apoia Doria

Em seu primeiro ato de apoio ao candidato do PSDB ao governo de São Paulo nas eleições 2018, João Doria, o general Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice na chapa Jair Bolsonaro (PSL), gravou um vídeo, que será divulgado pelo seu partido, em que pede votos para o candidato ao governo de São Paulo usando o nome do presidenciável. No material, Mourão diz que “para um Brasil de Jair Bolsonaro presidente”, São Paulo deve ter Doria como governador. O apoio contraria determinação do próprio postulante à Presidência que, temeroso de perder votos, decretou neutralidade nas disputas estaduais.

Veja também

Moro: sem intenção de influenciar

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela operação Lava Jato em Curitiba (PR), afirmou que não teve “qualquer intenção de influenciar as eleições gerais de 2018” ao retirar o sigilo do depoimento dado pelo ex-ministro petista Antonio Palocci em delação premiada. A manifestação de Moro foi apresentada em resposta a procedimento aberto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a pedido do PT e de deputados federais do partido contra a divulgação de parte da delação premiada firmada por Palocci com a Polícia Federal que implicou, entre outros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sem desmatamento zero

O Brasil tem de ser soberano e não pode aceitar intervenções externas de “interesses escusos”. A opinião é de Luiz Antônio Nabhan Garcia, de 60 anos, presidente da União Democrática Ruralista (UDR), sobre eventuais resistências dos países signatários do Acordo de Paris a mudanças na legislação ambiental brasileira, como desmatamento – inclusive na Amazônia -, e à fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, em caso de uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL). Um dos principais articuladores políticos do candidato do PSL no setor rural, Nabhan Garcia é cotado para assumir a pasta em um eventual governo – ele nega.

Ilan de saída?

A notícia de que o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, estaria se preparando para deixar a instituição até o final do ano acabou pressionando o dólar nos minutos finais da sessão. A moeda norte-americana aprofundou a alta com que já trabalhava desde mais cedo e terminou acima de 1 por cento de valorização no mercado à vista, movimento que se estendeu pontualmente no dólar futuro, que continua sendo negociado após o pregão. A notícia, veiculada pela Bloomberg, pegou alguns investidores de surpresa, sobretudo pelo ‘timing’ em que ocorreu, no meio de um processo eleitoral bastante polarizado.

BRF negocia leniência

A companhia de alimentos BRF está em fase inicial de negociação de um acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Pedro Parente, presidente da empresa, teria atuado pessoalmente em sondagens com a CGU, conforme apurou o jornal O Estado de S. Paulo e o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado). Uma fonte próxima à gigante de alimentos, dona das marcas Sadia e Perdigão, informou ao Estadão que “é de interesse máximo da administração colaborar com as investigações feitas pelas autoridades e esclarecer todos os fatos apontados pelo relatório”, em referência ao documento final da Operação Trapaça, concluído pela Polícia Federal na última segunda-feira, 15.

Papa disposto a visitar Kim

Ao receber um convite para visitar a Coreia do Norte, nesta quinta-feira (18), o papa Francisco indicou que consideraria fazer essa viagem inédita ao país, considerado um dos que mais perseguem os cristãos, afirmaram autoridades sul-coreanas. O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, transmitiu verbalmente ao pontífice o convite do líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante encontro de 35 minutos no Vaticano. A Coreia do Norte não permite aos padres católicos se instalarem de maneira permanente em seu território. Há pouca informação sobre quantos cidadãos norte-coreanos são católicos e sobre como praticam sua fé.

Equador expulsa

O Equador expulsou nesta quinta-feira, 18, a embaixadora da Venezuela, Carol Delgado, após o ministro de Comunicação e Informação de seu país, Jorge Rodríguez, acusar o presidente Lenín Moreno de mentir sobre o número de imigrantes venezuelanos que entram em território equatoriano, informou a Chancelaria. “Devido às afirmações ofensivas feitas pelo Ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Jorge Rodríguez, contra o presidente, Lenín Moreno Garcés, o governo resolveu expulsar do nosso país a embaixadora da Venezuela no Equador”, diz um comunicado oficial.

Mais prazo para explicar o inexplicável

Os Estados Unidos decidiram dar à Arábia Saudita “mais alguns dias” para explicar o desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi há mais de duas semanas, reforçando a impressão de que Washington procura proteger seu aliado saudita. Negando qualquer intenção de “encobrir” Riad, o presidente Donald Trump ressaltou nos últimos dias os interesses estratégicos que ligam seu país ao reino sunita, citando a luta contra o terrorismo, a necessidade de conter a influência do Irã xiita, bem como os contratos bilionários de armas. No único indício de uma posição americana mais firme neste contexto, o secretário do Tesouro Steven Mnuchin cancelou, nesta quinta-feira, sua participação em uma conferência de investidores em Riad.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralEquadorExame HojeHamilton MourãoIlan GoldfajnJoão Doria JúniorSergio Moro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame