Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

O IBGE irá fazer neste mês de março a coleta final de dados para o Censo Demográfico junto aos moradores da Terra Indígena Yanomami. A operação será iniciada na próxima segunda-feira e a previsão é de que seja concluída em até 30 dias.

A expectativa é divulgar os dados em abril. Até o momento, o IBGE já contabilizou 21.579 pessoas que vivem no território Yanomami em Roraima e no Amazonas. A previsão é de entrevistar mais 15 mil pessoas em março.

O governo federal auxiliará o IBGE com técnicos dos ministérios, além de auxílio material e logístico, como a disponibilização de helicópteros para acesso às áreas mais restritas. Os ministérios envolvidos são: Planejamento e Orçamento, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Povos Indígenas.

"O IBGE em março vai contar quantos ianomâmis nós somos! Porque sim, somos nós. É um povo que tem na sua riqueza a diversidade de raças. Historicamente, é de nós que nós estamos falando. O IBGE vai dizer quantas crianças são, quantos anciãos, como estão vivendo, e quais são as características dos povos Yanomamis", afirmou a ministra do Planejamento, Simone Tebet, na cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre os ministérios.

A população indígena Yanomami enfrenta uma crise humanitária endereçado pelo governo Lula em janeiro de 2023, após o Ministério da Saúde identificar casos graves de malária, desnutrição severa e outros problemas potencialmente agravados pelos garimpos ilegais. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou a relevância do cendo para a efetivação das políticas públicas do governo:

"O estado de calamidade que chegou o povo Yanomami mostra o abandono que foi do poder público durante muitos anos, e que se acentuou muito nestes últimos 2 anos. As crianças Yanomami hoje morrem de desnutrição, contaminação de mercúrio, malária e doenças consideradas tratáveis. Se a gente não tem essa definição e clareza de qual é a real situação da população, não conseguimos combater essa situação de calamidade — disse.

Oficialmente, a coleta de dados do Censo Demográfico terminou na terça-feira. A etapa de apuração das informações começou na quarta-feira. Os supervisores técnicos do IBGE podem, contudo, determinar retornos ao campo, se necessário.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Justiça Eleitoral determina cassação de Crivella, que ficará inelegível
Brasil

Justiça Eleitoral determina cassação de Crivella, que ficará inelegível

Há 8 horas
Apuração do Censo Demográfico 2022 termina neste domingo
Brasil

Apuração do Censo Demográfico 2022 termina neste domingo

Há 9 horas
Senado começa a analisar novo arcabouço fiscal esta semana
Brasil

Senado começa a analisar novo arcabouço fiscal esta semana

Há 10 horas
Dino nega candidatura em 2026 e disse que apoiará uma tentativa de reeleição de Lula
Brasil

Dino nega candidatura em 2026 e disse que apoiará uma tentativa de reeleição de Lula

Há 10 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais