Brasil

Hugo Motta diz que Lula está 'caminhando' para quarta vitória nas urnas

No mesmo evento em São Paulo, presidente da Câmara dos Deputados referiu-se a Jair Bolsonaro como "líder político da direita no Brasil"

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 20h43.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira, 26, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está "caminhando para sua quarta eleição". A declaração foi feita ao avaliar a polarização política no Brasil, durante um evento sobre segurança pública promovido pela organização Comunitas.

— Temos pela primeira vez o presidente da República três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a sua quarta eleição, já em processo de reeleição — disse o deputado.

Ao comentar a polarização no Brasil, Motta também mencionou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem se referiu como "líder político da direita no Brasil". Também citou pressões externas, como o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros e as sanções a ministros do Supremo, como fatores que interferem no avanço de "pautas importantes" para o país.

Durante o evento, o parlamentar destacou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria o Sistema Único de Segurança Pública como uma tentativa de superar os impasses ideológicos e buscar consenso.

— A PEC traz isso: cria o Sistema Único de Segurança Pública, permitindo maior integração no financiamento daquilo que o Brasil pode projetar para o futuro nesse enfrentamento contra o crime organizado — afirmou.

Motta também comentou a escolha do deputado Mendonça Filho (União-PE) como relator da proposta. Segundo ele, a decisão teve como objetivo afastar o debate da polarização política e promover uma discussão técnica.

Acompanhe tudo sobre:Hugo MottaCâmara dos DeputadosLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói