Brasil

Há esperança para o falecido Rio Pinheiros?

Tecnologias para despoluir as águas do rio paulista começarão a ser testadas a partir desta quinta-feira (24). Rio é considerado biologicamente morto


	Sujeira no Pinheiros: formado 80% por esgoto, rio de SP é considerado biologicamente morto
 (Marcelo Nina)

Sujeira no Pinheiros: formado 80% por esgoto, rio de SP é considerado biologicamente morto (Marcelo Nina)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 19h19.

São Paulo – O Rio Pinheiros tem salvação? O primeiro passo para responder a essa pergunta, que deve estar na língua de muitos paulistanos, será dado nesta quinta-feira (24), quando começarão os testes para despoluição do rio.

Cinco tecnologias diferentes serão avaliadas segundo sua capacidade de possibilitar a entrada de oxigênio no rio e melhorar a qualidade das águas. Formado 80% por esgoto, hoje, o Pinheiros é considerado um rio biologicamente morto. Toda a sujeira chega sem tratamento através dos afluentes, 17 ao todo, que nascem em outros municípios.

Os testes de despoluição serão realizados em um modelo reduzido do rio (com escala e vazão semelhantes, assim como resíduos, sedimentos e lodo), em seis canais construídos junto à estação elevatória da EMAE, próximo à ponte Cidade Jardim.

Além de métodos físicos e químicos de remoção da poluição, o governo de São Paulo vai testar soluções biológicas, com aplicação de produtos elaborados com base em fungos e leveduras e outros microorganismos aeróbicos.

A iniciativa sucede uma tentativa anterior de despoluição, que durou dez anos e demandou mais de 100 milhões de reais em investimento. Baseada na técnica da flotação, que usava produtos químicos e oxigênio para transformar a sujeira em lodo, facilitando sua retirada posterior, a empreitada foi suspensa em 2011 por não descontaminar de forma satisfatória a água, que continuava com altos níveis de metais pesados.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEstado de São PauloMeio ambienteMetrópoles globaisPoluiçãosao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP