Brasil

Governo vê Copa com “realismo e visão crítica”, diz ministro

Aldo Rebelo defende que governo conhece os problemas e as soluções adotadas por outros países-sede e afirma que evento sairá a altura da "expectativa do mundo e do Brasil"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 13h05.

São Paulo – Confrontado diariamente com expectativas pessimistas em relação à realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, defendeu que o governo vê a situação do evento com “realismo e visão crítica”, mas que o país está sim preparado para atender às expectativas mundiais.

“Olhamos Alemanha, Japão e África do Sul, sabemos como antecipar problemas que ocorreram. E também soluções”, disse o ministro durante o EXAME Fórum, realizado em São Paulo nesta segunda-feira para debater os negócios que a Copa trará ao país.

Aldo Rebelo reconheceu que a infraestrutura brasileira oferecida aos visitantes não será como a de outros países-sede, mas que isso não tornará a Copa um evento menor.

“Portos e aeroportos vão estar como os de Alemanha e Londres? Não. Não temos infraestrutura, tempo ou recursos para isso. Mas dentro dos nossos limites, vamos ter tudo isso. Vamos ter a Copa do Mundo à altura da expectativa do mundo e do Brasil”, afirmou.

O ministro do Esporte lembrou das projeções de que a Copa criará 3,6 milhões de empregos no país, acrescentando 0,4 ponto percentual ao PIB brasileiro até 2019.

No EXAME Fórum, parte dos empresários e especialistas presentes concordaram com a visão do ministro de que há razões para otimismo, mas discutiu-se também que o tão prometido legado para a população pode virar um "legadinho"

Dentro das restrições brasileiras, acredita Aldo Rebelo, não há empecilhos para a realização da Copa, apenas oportunidades. Disse ele sobre os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas:

“Todas essas obras estão sendo realizadas, com parte já concluída e outra parte já iniciada. Creio que não teremos nenhum problema que inviabilize ou dificulte a realizaçã da Copa”, afirmou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:Aldo RebeloCopa do MundoEsporteseventos-exameEXAME FórumFutebolMinistério do EsportePolítica no BrasilPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário