Brasil

Genial/Quaest: 58% temem ação dos EUA no Brasil como na Venezuela

Entre os grupos pesquisados, o maior percentual de receio de uma ação americana no Brasil é registrado entre os eleitores que se consideram lulistas, onde a resposta “sim” chega a 74%

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 10h43.

Última atualização em 15 de janeiro de 2026 às 12h04.

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta‑feira, 15, mostra que 58% dos brasileiros temem que os Estados Unidos realizem uma ação parecida no Brasil com a que ocorreu na Venezuela e resultou na prisão do ex‑líder do país, Nicolás Maduro.

Outros 40% dos entrevistados afirmaram que não têm medo e 2% não souberam ou não responderam.

Entre os grupos pesquisados, o maior percentual de receio de uma ação americana no Brasil é registrado entre os eleitores que se consideram lulistas, onde a resposta “sim” chega a 74%.

Apenas aqueles que afirmaram ser de direita não bolsonarista não temem uma ação americana em território nacional: 54% dizem não e 45% dizem sim.

46% aprovam operação na Venezuela

Ao questionar se os entrevistados aprovam a operação, 46% afirmaram que sim e 39% disseram que não. Outros 15% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa mostra ainda que a maioria considera que é aceitável interferir em outro país para prender um ditador, enquanto 41% não consideram isso razoável.

Ao opinar sobre o principal motivo da operação, 31% afirmaram que Donald Trump quer combater o narcotráfico, 23% disseram que a ideia americana é restaurar a democracia na Venezuela e 21% afirmaram que o plano de Trump é controlar o petróleo.

Acompanhe tudo sobre:Nicolás MaduroEstados Unidos (EUA)Venezuela

Mais de Brasil

Moraes abre inquérito para investigar vazamento de dados de ministros do STF

SP faz operação contra ingressos falsos para shows do Iron Maiden

Cracolândia acabou e não vai voltar, diz vice-governador de SP

Acordo Mercosul–UE deve entrar em vigor no segundo semestre, diz Alckmin