Fundador do PDT, José Maria Rabelo morre aos 93 anos
A causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos, como informou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
Estadão Conteúdo
Publicado em 29 de dezembro de 2021 às 11h08.
Última atualização em 29 de dezembro de 2021 às 11h33.
Morreu nesta quarta-feira, 29, o escritor e jornalista mineiro José Maria Rabelo, um dos fundadores do PDT , aos 93 anos. A causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos, como informou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Ele será velado a partir das 14h desta quarta na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte.
Rabelo ajudou a fundar o PDT ao lado de Leonel Brizola, em 1979. Ele também foi um dos organizadores do "Encontro de Lisboa", que ocorreu no mesmo ano e reuniu trabalhistas brasileiros exilados na capital portuguesa devido à ditadura. Naquela ocasião, o mineiro foi um dos redatores da Carta de Lisboa, documento que deu fundamento à criação do partido.
Rabelo presidiu o PDT mineiro por 18 anos. Ele também fundou o jornal semanário O Binômio, que circulou entre 1952 e 1964. O periódico, criado para satirizar a gestão do então governador de Minas, Juscelino Kubitschek, é considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil e foi fechado durante a ditadura. O jornalista sofreu perseguição política por sua atividade profissional e teve de se exilar na Bolívia, no Chile e na França após o golpe militar.