Frente fria: neve chega ao Brasil e geada é esperada nesta madrugada em SP
Segundo boletim do Inmet, é muito provável que a cidade tenha a menor temperatura do ano, medida no Mirante de Santana
Gilson Garrett Jr
Publicado em 28 de julho de 2021 às 18h20.
Última atualização em 28 de julho de 2021 às 18h21.
A frente fria que chegou ao Brasil nesta semana é a maior do ano e fez as temperaturas despencarem nas regiões Sul e Sudeste. Na madrugada de terça-feira, 28, para quarta-feira, 29, houve a ocorrência de neve e chuva congelada na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
- Como a vacinação impacta os investimentos? Aprenda a investir no EXAME Academy
Para a noite de quarta e madrugada de quinta-feira, 29, a neve deve atingir as regiões das serras gaúcha e catarinense. O frio é tão intenso que até o município de São Paulo pode registrar geada, um fenômeno incomum para a cidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição de geada é maior para a Região Metropolitana de São Paulo ao amanhecer. “As temperaturas mínimas previstas na capital paulista ficam em torno dos 5°C, podendo, nas áreas menos urbanizadas, especialmente do sul da cidade, atingir os 3°C”, diz um alerta do tempo frio do Inmet.
Na madrugada de sexta-feira, 30, a expectativa é de que seja registrada a temperatura mais baixa dos últimos anos na capital paulista. A projeção é de mínima de 3°C no centro expandido, podendo chegar a zero ou a -1 nas áreas menos urbanizadas, como no extremo sul da cidade.
Segundo boletim do Inmet, é muito provável que a cidade tenha a menor temperatura do ano, medida no Mirante de Santana. A temperatura mais baixa dos últimos 27 anos foi registrada em 1994, quando ficou em 0,8°C. O recorde negativo na cidade de São Paulo, desde 1943, foi de -2ºC, registrado em agosto de 1955.
Frio chega ao Centro-Oeste e Norte
A frente fria é tão intensa que atinge até estados do Norte do Brasil. No dia 29 deve ocorrer uma queda da temperatura em todo o estado de Rondônia - com a mínima em torno de 12°C e 17°C - e do Acre - com mínima entre 13ºC a 16ºC.
No Mato Grosso as mínimas ficam em torno de 10 a 11ºC no sul, oeste, pantanal, e acima de 14ºC no centro-norte do estado. Para a madrugada e manhã de sexta-feira, as temperaturas mínimas ainda permanecem baixas.
A tendência é de que o frio seja menos intenso a partir do fim de semana e as temperaturas fiquem mais agradáveis.
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.