Brasil

Forte ciclone extratropical pode trazer ventania e temporais no RS

Ciclone extratropical pode provocar rajadas de vento em torno de 80 km/h a 100 km/h no sul do Rio Grande do Sul

IMAGEM DE ARQUIVO: Destruição provocada por ciclone bomba em Chapecó, Santa Catarina. 01/07/2020 (Prefeitura de Chapecó/Divulgação)

IMAGEM DE ARQUIVO: Destruição provocada por ciclone bomba em Chapecó, Santa Catarina. 01/07/2020 (Prefeitura de Chapecó/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de setembro de 2020 às 06h22.

Última atualização em 3 de setembro de 2020 às 15h13.

A formação de um forte ciclone extratropical na fronteira entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul traz ventanias e temporais para o Sul do Brasil, podendo haver risco de rajadas de vento em torno de 80 km/h a 100 km/h no sul do Rio Grande do Sul, atingindo locais como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Pelotas.

De acordo com informações da Climatempo, no começo da noite desta quarta-feira, 2, o sistema já deve estar completamente organizado. Nas demais áreas do Sul do Brasil, as rajadas de vento na madrugada e manhã da quinta, 3, poderão alcançar velocidades entre 50 km/h e 70 km/h. O fenômeno é causado pela influência de áreas alongadas de baixa pressão e pela formação de uma frente fria na região.

A Defesa Civil de Santa Catarina, Estado que sofreu com tornados em julho, já emitiu alertas para a chance de temporais isolados em quase toda a região catarinense na quinta-feira, 3. No litoral e na região oeste, há chances de rajadas de ventos fortes e eventual queda de granizo. Para essas localidades, o órgão recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

A previsão é de que as rajadas de vento enfraqueçam no decorrer da tarde de quinta-feira com o afastamento do ciclone. Esse sistema não terá influência no Sudeste nem no Centro-Oeste do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário