Brasil

Fornecimento de energia é interrompido em parte do Brasil

Segundo ONS, fornecimento foi interrompido em partes do Norte, Sudeste e Sul do país por "perturbação" no sistema elétrico nacional


	Leilão da energia elétrica: Eletropaulo, a Celesc e a Light  são algumas das distribuidoras que interromperam o fornecimento de energia elétrica
 (Matt Cardy/Getty Images)

Leilão da energia elétrica: Eletropaulo, a Celesc e a Light  são algumas das distribuidoras que interromperam o fornecimento de energia elétrica (Matt Cardy/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 15h45.

São Paulo - Regiões no Norte, Sudeste e Sul do país tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido nesta terça-feira após uma "perturbação" no sistema elétrico nacional, segundo informações do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Às 14h03, a "perturbação" no sistema nacional causou o desligamento da transmissão de energia entre a entre a região Norte e as regiões Sudeste e Sul, entre Colinas (MA) e Serra da Mesa (GO), interrompendo o fluxo de 5 mil megawatts (MW) para essas regiões, informou o ONS, em nota.

Para evitar que a interrupção se propagasse, o ONS solicitou o alívio de energia, causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais.

"Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada", informou o ONS.

O processo de recomposição das cargas de energia desligadas para retomada do fornecimento já foi iniciado.

A Eletropaulo, em São Paulo, a Celesc, de Santa Catarina, e a Light, no Rio de Janeiro, são algumas das distribuidoras que interromperam o fornecimento de energia elétrica.

A Light desligou 17 subestações de energia a pedido do ONS, interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 600 mil clientes. Já a Eletropaulo informou que o desligamento atingiu regiões nos municípios de Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Diadema, na Grande São Paulo. O problema atingiu também os bairros da capital paulista Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde.

A CEEE-D, que atua no Rio Grande do Sul, informou que também teve áreas afetadas, mas não detalhou o total.

Matéria atualizada às 16h44 de 04/02/2014, para adicionar mais informações.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosEmpresas americanasAESEnergiaEletropauloLightCelescApagão

Mais de Brasil

Por que Bolsonaro divulgou carta que formaliza Flávio para 2026

Governo de SP discute ações preventivas para chuvas no litoral no Ano Novo

Carlos Bolsonaro diz que médicos avaliam necessidade de novos procedimentos

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para visita de cunhados e enteada