Brasil

Fornecimento de energia é interrompido em parte do Brasil

Segundo ONS, fornecimento foi interrompido em partes do Norte, Sudeste e Sul do país por "perturbação" no sistema elétrico nacional


	Leilão da energia elétrica: Eletropaulo, a Celesc e a Light  são algumas das distribuidoras que interromperam o fornecimento de energia elétrica
 (Matt Cardy/Getty Images)

Leilão da energia elétrica: Eletropaulo, a Celesc e a Light  são algumas das distribuidoras que interromperam o fornecimento de energia elétrica (Matt Cardy/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 15h45.

São Paulo - Regiões no Norte, Sudeste e Sul do país tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido nesta terça-feira após uma "perturbação" no sistema elétrico nacional, segundo informações do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Às 14h03, a "perturbação" no sistema nacional causou o desligamento da transmissão de energia entre a entre a região Norte e as regiões Sudeste e Sul, entre Colinas (MA) e Serra da Mesa (GO), interrompendo o fluxo de 5 mil megawatts (MW) para essas regiões, informou o ONS, em nota.

Para evitar que a interrupção se propagasse, o ONS solicitou o alívio de energia, causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais.

"Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada", informou o ONS.

O processo de recomposição das cargas de energia desligadas para retomada do fornecimento já foi iniciado.

A Eletropaulo, em São Paulo, a Celesc, de Santa Catarina, e a Light, no Rio de Janeiro, são algumas das distribuidoras que interromperam o fornecimento de energia elétrica.

A Light desligou 17 subestações de energia a pedido do ONS, interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 600 mil clientes. Já a Eletropaulo informou que o desligamento atingiu regiões nos municípios de Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Diadema, na Grande São Paulo. O problema atingiu também os bairros da capital paulista Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde.

A CEEE-D, que atua no Rio Grande do Sul, informou que também teve áreas afetadas, mas não detalhou o total.

Matéria atualizada às 16h44 de 04/02/2014, para adicionar mais informações.

Acompanhe tudo sobre:AESApagãoCelescEletropauloEmpresasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEnergia elétricaEstatais brasileirasLightServiços

Mais de Brasil

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?