Brasil

Fiesp: atividade na indústria avança 0,5% em outubro

De janeiro a outubro deste ano, a indústria registrou alta de 11% em relação ao mesmo período de 2009

Indústria paulista voltou a registra alta em outubro (Germano Luders/EXAME)

Indústria paulista voltou a registra alta em outubro (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2010 às 11h14.

São Paulo - O Indicador de Nível de Atividade (INA) de outubro, divulgado hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apresentou alta de 0,5% em relação a setembro, na série com ajuste sazonal. Sem o ajuste, a taxa foi negativa em 0,1%, na mesma comparação. De acordo com a Fiesp, o indicador subiu 3,3% em outubro ante o mesmo mês do ano passado e apresentou elevação de 10,8% no acumulado dos 12 meses encerrados em outubro de 2010. 

Conforme a Fiesp, de janeiro a outubro deste ano, o INA registrou alta de 11% em relação ao mesmo período de 2009. Ao levar em consideração a revisão do Nível de Utilização de Capacidade Instalada, o Nuci subiu de 82,2% em setembro para 82,8% em outubro. Sem considerar o ajuste sazonal, o dado também revisado subiu de 83,6% para 84,3% de setembro para outubro.

A Fiesp revisou ainda o INA de setembro em comparação com agosto de 2010. Com ajuste sazonal, o indicador passou de uma queda de 0,1% divulgada anteriormente para um recuo maior, de 0,4%. Sem o ajuste sazonal, a taxa baixou de -0,4% anterior para -0,8%, também na relação de setembro com agosto.

Confiança

A pesquisa Sensor, também divulgada hoje pela Fiesp, apontou queda de 52,6 pontos em outubro para 51,2 pontos em novembro. O levantamento reflete as perspectivas dos empresários para alguns setores da economia nacional. Dos itens que compõem o índice, dois apresentaram queda: Mercado (de 52,1 para 46,7 pontos) e Vendas (de 51,8 pontos para 48,3 pontos).

O indicador de Estoque ficou praticamente estável, passando de 45,1 pontos em outubro para 45,0 pontos em novembro. O item Investimento subiu levemente no período, de 59,7 pontos para 59,8 pontos, enquanto a categoria Emprego avançou de 54,4 pontos para 56,1 pontos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFiespIndústriaIndústrias em geralMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus