Brasil

FHC critica Lula por declarações contra imprensa

Segundo FHC, ´entre você se irritar e achar que a imprensa está jogando contra, é um partido, é autoritária, há uma distância´

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2012 às 18h13.

São Paulo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou hoje opinião oposta à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou ontem que a imprensa é autoritária. "A imprensa não é autoritária, ela dá margem às críticas", disse. "Quem está no governo - eu fui presidente tantos anos quanto o Lula - vê uma notícia e, às vezes, se irrita", acrescentou.

Segundo FHC, "entre você se irritar e achar que a imprensa está jogando contra, é um partido, é autoritária, há uma distância". "Esse é um limite que o presidente da República não pode ultrapassar", comentou.

FHC explicou porque manifestou, em artigo publicado na edição de hoje do jornal O Estado de S.Paulo, que o presidente Lula tem se "comportado como chefe de facção". Ele destacou que o presidente da República pode e deve estar vinculado a um partido político. "Mas não pode se transformar num instrumento de pressão contra um outro, que é seu adversário, e transformá-lo em inimigo e falar até em eliminá-lo", comentou. "Isso não pode, ai você deixa de ser chefe da nação para ser chefe de um pedaço, (pois) facção é um pedaço", destacou.

Leia mais sobre eleições

Acompanhe as notícias sobre as eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaEleiçõesFernando Henrique CardosoEleições 2010

Mais de Brasil

Defensoria Pública do DF abre procedimento para apurar saúde de Bolsonaro na prisão

Após série de ligações, Lula comemora acordo Mercosul-UE com primeiro-ministro de Portugal

Temporal em SP deixa 56 mil imóveis sem luz; Prefeitura emite alerta para zona leste

Lula nomeia Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça