Brasil

Felipe Neto é indicado para receber medalha na Câmara dos Deputados

Youtuber foi indicado a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados

Felipe Neto: Youtuber disse que se sente "agraciado com a medalha mais importante do poder legislativo" (Youtube Felipe Neto/Reprodução)

Felipe Neto: Youtuber disse que se sente "agraciado com a medalha mais importante do poder legislativo" (Youtube Felipe Neto/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de setembro de 2019 às 11h45.

Última atualização em 20 de setembro de 2019 às 15h16.

Felipe Neto foi indicado pelo deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) para receber a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. O motivo foi a "ação de coragem e posição de liderança" que o youtuber demonstrou ao distribuir 14 mil livros com temática LGBT na Bienal do Livro do Rio, uma resposta à decisão do prefeito Marcelo Crivella (PRB) de recolher exemplares que traziam personagens homossexuais se beijando.

Em ofício assinado pelo parlamentar, ao qual a reportagem teve acesso, o youtuber é parabenizado pelo "mérito de todo o trabalho exercido". "Ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura deve ser reconhecida e aplaudida", diz Heringer no documento.

"Seu imediato senso de justiça lhe fez agir em prol da democracia, do direito de ter direitos. Colocou-se na mira de preconceituosos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume - que só sabem espalhar o medo e o ódio. Entretanto, não o fez parar a luta pelo bem maior: a garantia de dias melhores e mais justos a todos", completou o deputado. A cerimônia de condecoração está programada para o dia 20 de novembro, no Plenário Ulysses Guimarães.

No site da Câmara dos Deputados, é descrito que as indicações para a Medalha Mérito Legislativo podem ser feitas até o dia 30 de agosto. No entanto, o ofício que indica Felipe Neto à honraria foi assinado em 18 de setembro. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Casa Legislativa e do deputado para saber o motivo da indicação posterior à data limite, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Por meio da assessoria de imprensa, Felipe Neto disse que "ser agraciado com a medalha mais importante do poder legislativo é uma honra e uma alegria indescritíveis" diante dos ataques que ele vem sofrendo. "Isso me ajuda a reunir mais forças e a ter cada vez mais certeza de que estou no caminho certo. No caminho da luta pelo amor, pela união e pela diversidade e liberdade de expressão", afirmou.

Segundo o youtuber, "não é a política que está contra mim. São justamente alguns grupos reacionários e extremistas que não representam a classe política do país em sua totalidade que vêm me ameaçando e me atacando com mentiras descabidas, no intuito de destruir a minha imagem".

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosLGBTRio de JaneiroYouTube

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista