Brasil

Faixa exclusiva faz velocidade de ônibus aumentar 68,7%

De acordo com a CET, o melhor resultado foi verificado na ativação da faixa da Ponte do Jaguaré, que funciona desde 31 de março


	Faixa de ônibus: ao todo, 66 trechos de faixas de ônibus foram inaugurados neste ano
 (Fábio Arantes / Prefeitura de São Paulo)

Faixa de ônibus: ao todo, 66 trechos de faixas de ônibus foram inaugurados neste ano (Fábio Arantes / Prefeitura de São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 17h03.

São Paulo - Um levantamento divulgado nesta segunda-feira, 08, pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que aumentou 68,7% a velocidade média nos 59,3 km de faixas exclusivas de ônibus implantadas neste ano.

A variação, segundo o órgão que gerencia o trânsito na capital, foi de 12,4 km/h para 20,8 km/h.

Ao todo, 66 trechos de faixas de ônibus foram inaugurados neste ano.

A pesquisa comparou, por meio de cronômetros, dados de uma semana antes e de uma semana depois da instalação das faixas exclusivas, em cada via.

De acordo com a CET, o melhor resultado foi verificado na ativação da faixa da Ponte do Jaguaré, que funciona desde 31 de março.

Ali, a melhora foi de 317,3% na velocidade média dos ônibus. Antes da faixa exclusiva, a velocidade média dos ônibus no trecho era de 10,8 km/h. Ela subiu para 44,9 km/h.

Outro trecho destacado pela CET é o percurso urbano da Rodovia Anchieta, na zona sul, onde a velocidade média dos coletivos cresceu de 9,9 km/h para 18,4 km/h, no sentido São Bernardo do Campo, no ABC.

No sentido oposto, a variação foi menor, de 20,8 km/h para 25,4 km/h (variação de 22%).

Já na Avenida Lins de Vasconcelos, na Vila Mariana, na zona sul, onde alguns lojistas chegaram a fazer protestos contra a instalação do mecanismo, as faixas exclusivas melhoraram o desempenho dos ônibus em 140%.

A velocidade média lá subiu de 12,1 km/h para 29,3 km/h.

Um trecho de 300 metros de faixa exclusiva implantado na Rua da Consolação, no centro, não registrou nenhuma variação, conforme os dados da CET. A velocidade média dos coletivos ali permaneceu em 10,4 km/h na semana depois da implantação.

Já nos 400 metros de novas faixas na Avenida Cidade Jardim, no sentido bairro, houve variação positiva de 15,3%.

A velocidade média dos ônibus avançou de 10 km/h para 11,5 km/h.

Na Rua Voluntários da Pátria, na zona norte, antes da faixa exclusiva sentido centro, os ônibus trafegavam, em média, a 6,7 km/h.

Com a faixa, a velocidade saltou para 24,9 km/h (uma variação de 269,4%). Na Rua Faustolo, na zona oeste, a variação foi de 50,7%, saltando de 14,5 km/h para 21,8 km/h.

Acompanhe tudo sobre:CETEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasmobilidade-urbanaÔnibusTrânsitoTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp