Brasil

Fachin envia pedido de rescisão da delação da J&F ao plenário do STF

PGR terá 15 dias para apresentar alegações finais do caso e defesa dos delatores terá o mesmo prazo para se manifestar

Wesley Batista: Sócio da J&F é um dos delatores (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

Wesley Batista: Sócio da J&F é um dos delatores (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 28 de fevereiro de 2019 às 21h42.

Última atualização em 1 de março de 2019 às 14h26.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin encerrou hoje (28) a instrução do pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para homologar a rescisão do acordo de colaboração dos executivos do grupo J&F.

Com a decisão, a PGR terá 15 dias para enviar à Corte as alegações finais do caso e, em seguida, as defesas dos delatores terão o mesmo prazo para se manifestar. Após o cumprimento do prazo, o gabinete do ministro vai enviar o caso para julgamento pelo plenário da Corte.

Em setembro de 2017, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu ao Supremo a rescisão do acordo de colaboração de Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, e do executivo do grupo Ricardo Saud. Desde então, Edson Fachin, relator do caso, analisa a questão.

Segundo a PGR, os acusados omitiram da procuradoria a participação do ex-procurador Marcelo Miller em favor dos interesses do grupo J&F e uma suposta conta bancária de Saud no Paraguai. No entanto, para a procuradoria, as provas que foram obtidas e que basearam investigações penais contra vários investigação deverão ser mantidas e somente os benefícios do acordo devem ser anulados.

Após pedido de rescisão, Fachin decretou a prisão de ambos, mas eles conseguiram liberdade provisória a partir de uma decisão da Justiça Federal em Brasília.

Acompanhe tudo sobre:J&FSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Governistas no Congresso defendem aplicação da lei da reciprocidade aos EUA

Toffoli determina que gastos com ressarcimento de fraudes do INSS devem ficar fora da meta fiscal

Lula se reúne com ministros no Planalto para discutir reação à tarifa de Trump ao Brasil