Brasil

EUA prepararam segurança para visita de Dilma

O encontro terá como objetivo 'revisar oportunidades de cooperação' bilateral antes da visita de Dilma e sua reunião com o presidente Barack Obama

Entre outros temas, os representantes dos dois países tratarão dos 'constantes esforços para melhorar a cooperação de segurança" (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Entre outros temas, os representantes dos dois países tratarão dos 'constantes esforços para melhorar a cooperação de segurança" (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 20h01.

Washington - O Departamento de Estado dos Estados Unidos manterá nesta terça e na quarta-feira um diálogo político-militar com representantes do Brasil para preparar a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington no dia 9 de abril.

O secretário de Estado assistente para Assuntos Político-Militares, Andrew J. Shapiro, será o anfitrião da reunião, conforme informou em comunicado emitido nesta segunda o Departamento de Estado, que não indicou os nomes dos representantes brasileiros.

O encontro terá como objetivo 'revisar oportunidades de cooperação' bilateral antes da visita de Dilma e sua reunião com o presidente Barack Obama, indicou o comunicado.

Entre outros temas, os representantes dos dois países tratarão dos 'constantes esforços para melhorar a cooperação de segurança, os compromissos conjuntos, o comércio relacionado à Defesa, a transferência de tecnologia, a luta contra a pirataria e a segurança cibernética'.

A relação militar entre Estados Unidos e Brasil se desenvolve com base no tratado bilateral assinado em abril de 2010, focado na cooperação no desenvolvimento de tecnologia de Defesa, a realização de exercícios militares conjuntos e o intercâmbio de estudantes e instrutores.

Além disso, o acordo concedia à Embraer uma licitação para comprar dezenas de aeronaves Super Tucano, das quais a última venda foi feita em 31 de dezembro de 2011, com a aquisição de 20 aviões por um valor de US$ 355 milhões. EFE

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaBrasil-EUAGoverno DilmaPersonalidadesPolíticos

Mais de Brasil

Escala 6x1: ministro de Lula vai receber Erika Hilton, que propôs PEC para reduzir jornada

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP