Exame Logo

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Inauguração da base científica brasileira foi adiada esta para quarta-feira; EUA pelo Brasil na OCDE; 7 mil militares atuarão no INSS

Base Comandante Ferraz: reinauguração, prevista para a terça-feira, ficou para hoje em virtude do mau tempo (Marinha do Brasil/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 07h08.

Última atualização em 15 de janeiro de 2020 às 07h26.

EUA pelo Brasil na OCDE

Os Estados Unidos devem anunciar oficialmente nesta quarta-feira seu apoio ao acesso do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que havia sido retirado em agosto do ano passado. A previsão é que Washington deixe de lado sua aposta no ingresso da Argentina, país desde dezembro governado pelo peronista Alberto Fernández, mas continuará a apoiar o acesso da Romênia. O compromisso americano foi anunciado oficialmente durante uma visita do presidente Jair Bolsonaro a seu colega americano Donald Trump, em Washington, em março de 2019.

Veja também

7 mil militares para reduzir fila

O governo decidiu contratar até 7.000 militares da reserva das Forças Armadas para reforçar o atendimento nas agências da Previdência Social. O objetivo é liberar ao menos 2.100 servidores para trabalhar na análise de quase 2 milhões de pedidos de benefícios aguardando análise do INSS. O maior gargalo está nas aposentadorias, cuja demenda cresceu em virtude da reforma da Previdência aprovada ano passado. Os militares serão treinados e devem começar a trabalhar em março, com adicional de 30% no salário. A previsão do governo é que consigam analisar até 160.000 pedidos por mês.

Hoje vai?

A inauguração da base científica brasileira Comandante Ferraz, na Antártida, prevista para ontem, foi adiada para quarta-feira porque as condições meteorológicas não permitiram o pouso de aviões com autoridades convidadas.

Desde domingo, aeronaves da Força Aérea Brasileira tentam pousar na base chilena Frei, a três horas de navio da base brasileira, mas não conseguem por falta de teto. O vice-presidente Hamilton Mourão, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, entre outras autoridades, estão desde segunda-feira esperando em Punta Arenas, no Chile. A Estação Comandante Ferraz foi criada em 1984, mas em 2012 sofreu um incêndio de grande proporções. Na ocasião, dois militares morreram e 70% das suas instalações foram perdidas. O governo federal investiu cerca de US$ 100 milhões na obra.

Aumento no mínimo

Após uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o valor do salário mínimo para 2020 sofrerá um novo reajuste a partir de fevereiro, indo a 1.045 reais. A última mudança que entrou em vigor em 1° de janeiro não foi suficiente para cobrir a inflação de 2019. No último dia do ano passado, o presidente assinou medida provisória estabelecendo o salário mínimo em 1.039,00 reais para 2020, um reajuste de 4,1%. No entanto, a inflação do ano passado medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 4,48%, segundo divulgado pelo IBGE no início de janeiro.

Justiça rejeita ação contra presidente da OAB

A Justiça Federal de Brasília rejeitou denúncia do Ministério Público Federal contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, por supostos crimes contra a honra que teriam sido cometidos ao falar sobre o ministro da Justiça, Sergio Moro, em entrevista dada por ele. Moro –que tinha pedido investigação contra Santa Cruz à então chefe do MPF, Raquel Dodge, em agosto– tinha dito que o presidente da OAB cometeu crime ao ter afirmado, em reportagem da Folha de S.Paulo, que o ministro “banca o chefe de quadrilha” quando disse que soube das conversas de autoridades que foram alvo dos hackers, que foram presos em operação da Polícia Federal. Segundo a Folha, Moro telefonou para autoridades que teriam sido alvo dos hackers presos e avisou que as mensagens das pessoas seriam destruídas em nome da privacidade.

Eduardo Paes inocentado por improbidade administrativa

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro absolveu o ex-prefeito Eduardo Paes em ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público estadual (MPRJ) face ao cancelamento de empenhos de 1,4 bilhão de reais, em 2016. Segundo a ação proposta pelo MPRJ, houve cancelamento de empenhos não liquidados de todos os órgãos da administração direta e indireta, efetuados entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2016. Os atos administrativos praticados no fim da gestão de Paes, de acordo com a ação, causaram um prejuízo aos cofres públicos estimado em 10% dos empenhos cancelados – 144,8 milhões de reais – junto a prestadores de serviços em multas contratuais, juros moratórios e correção monetária. O MPRJ pedia o ressarcimento do dano. Na decisão, a justiça entendeu que o pedido é improcedente e que não houve improbidade administrativa praticada por Paes.

Azul comprará concorrente por R$ 123 mi

A companhia aérea Azul anunciou na tarde desta terça-feira a compra da concorrente TwoFlex, rival de menor porte. Foi assinada uma oferta vinculante de 123 milhões de reais, segundo informou a Azul em comunicado. A oferta precisa ainda de aprovação de órgãos regulatórios. A transação reforça a aposta da Azul no mercado de aviação regional. A TwoFlex conta com voos para 39 destinos no Brasil, dos quais somente três já eram atendidos pela Azul. A Azul já é dona da maior malha do país, com 200 destinos. “Nos últimos dez anos, a Azul liderou o desenvolvimento da aviação regional no Brasil, atendendo a mais de 100 destinos domésticos e trazendo novos serviços para mais de 50. Nosso objetivo é continuar levando serviço aéreo para novas e diversas partes do Brasil”, disse em comunicado o presidente da Azul, John Rodgerson.

Países europeus ameaçam deixar acordo nuclear

O Ministério das Relações Exteriores do Irã garantiu nesta terça-feira 14 que “responderá adequada e decisivamente” a qualquer “medida mal-intencionada e não construtiva” dos três países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015. França, Alemanha e Reino Unido abriram a porta para abandonar o pacto nuclear iraniano depois de recorrerem ao mecanismo de solução de diferenças devido ao não cumprimento dos compromissos por parte do Irã. De acordo com o ministério, o Irã está “totalmente preparado para enfrentar qualquer tipo de esforço construtivo para manter este importante acordo internacional”.

Base iraquiana atingida por foguetes

Ao menos dois foguetes atingiram nesta terça-feira a base militar de Al Tayi, a cerca de 20 quilômetros ao norte de Bagdá e onde há tropas de Iraque e Estados Unidos. Uma fonte do Ministério do Interior iraquiano disse à Agência Efe que os foguetes caíram dentro do quartel, mas ainda não há relatos de mortes. Esse tipo de ataque tornou-se mais frequente em bases iraquianas com presença de tropas americanas desde que o governo dos EUA matou o general iraniano Qasem Soleimani, chefe da Força Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, em um ataque em Bagdá no último dia 3.

Irlanda antecipa eleições

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, decidiu convocar eleições legislativas antecipadas para 8 de fevereiro, logo após o Brexit, informou nesta terça-feira a TV pública RTE. “Atualmente, existe uma janela de oportunidade para a realização de eleições gerais e um novo governo para a próxima reunião do Conselho Europeu em março, com um forte mandato para se concentrar nessas negociações neste verão e outono (boreal)”, disse Varadkar a repórteres em Dublin. Por falta de maioria parlamentar, o Fine Gael (centro-direita) do primeiro-ministro governa a Irlanda desde as legislativas de 2016 com o apoio do partido rival Fianna Fail. Vários escândalos prejudicaram esta aliança e depois que a incerteza sobre a saída do Reino Unidos da União Europeia em 31 de janeiro foi levantada, a realização de eleições antecipadas antes das previstas para 2021 já era esperada.

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame