Brasil

Enchentes no RS afetaram até 92% dos empregos em cidades mais atingidos, diz Ipea

Para o instituto, as estimativas dão uma ideia da dimensão da tragédia que devastou o estado

Cachorro é resgatado no Rio Grande do Sul após enchentes (Carlos Macedo/Bloomberg /Getty Images)

Cachorro é resgatado no Rio Grande do Sul após enchentes (Carlos Macedo/Bloomberg /Getty Images)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 4 de julho de 2024 às 10h05.

Última atualização em 4 de julho de 2024 às 10h09.

Nos municípios do Rio Grande do Sul mais prejudicados pelas inundações do final de abril e maio, a proporção de postos de trabalho formais afetados ficou entre 84% e 92%, revela estimativa inédita divulgada nesta quarta-feira, 3, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O percentual de estabelecimentos privados atingidos nos municípios de Eldorado do Sul, Roca Sales e Muçum situa-se entre 74% e 82%.

Segundo o Ipea, as estimativas dão uma ideia da dimensão da tragédia que devastou o estado. Pelo menos 27% dos estabelecimentos e 38% dos postos de trabalho na capital, Porto Alegre, foram diretamente atingidos. O estudo publicado pelo Ipea analisou de que forma as enchentes afetaram os estabelecimentos (não incluídas residências, empresas públicas ou da administração pública) e postos de trabalho (formais, com carteira assinada) nos 418 municípios gaúchos onde foi decretado estado de calamidade ou de emergência.

Governo prorroga prazo para empresas do RS solicitarem auxílio a trabalhadores; veja nova data

De acordo com o Ipea, em todas as cidades, ao menos 23,3 mil estabelecimentos privados (9,5% do total nesses municípios) foram diretamente atingidos, assim como 334,6 mil postos de trabalho (o equivalente a 13,7% do total).

Segundo dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) usados na pesquisa, os 418 municípios apresentavam, em abril de 2024, 243,7 mil estabelecimentos privados e 2,45 milhões de empregos formais.

Os autores do levantamento ressaltaram que o impacto de eventos climáticos extremos, como o ocorrido no Rio Grande do Sul é mais amplo que o reportado nesse estudo. Isso porque mesmo estabelecimentos indiretamente atingidos também podem ter sofrido consequências – já que seus fornecedores, consumidores, ou infraestrutura de escoamento podem ter sido afetados.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulEnchentes no RSEnchentes

Mais de Brasil

Saiba como ver a situação do Bilhete Único pela internet

Polícia Federal faz nova operação para apurar fraudes em cartão de vacina da Covid

Moraes mantém prisão de réu que quebrou relógio do período imperial durante 8 de janeiro

Lula vai a Campinas nesta quinta para inaugurar obras do BRT e de prevenção contra enchentes

Mais na Exame