Brasil

Embaixador da UE no Brasil se desculpa sobre crítica feita a Lula

Segundo o parlamentar, é "lamentável" que um diplomata difunda e reforce uma crítica ao País que o recebe

Ignacio Ybáñez: tradição de qualquer embaixador é não interferir nos assuntos internos de outras nações (Delegação da União Europeia no Brasil/Reprodução)

Ignacio Ybáñez: tradição de qualquer embaixador é não interferir nos assuntos internos de outras nações (Delegação da União Europeia no Brasil/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de fevereiro de 2023 às 12h27.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2023 às 12h28.

Depois de compartilhar um artigo crítico a Lula em conta que mantém do Twitter no último domingo, 5, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, retirou o tuíte do ar e foi questionado pelo deputado Alencar Santana (PT-SP), vice-líder do governo na Câmara, sobre seu papel como diplomata no Brasil.

Segundo o parlamentar, é "lamentável" que um diplomata difunda e reforce uma crítica ao País que o recebe. Santana destacou que a tradição de qualquer embaixador é não interferir nos assuntos internos de outras nações, por isso, a postura teria sido ainda "inaceitável". Em resposta, Ybáñez avisou que o tuíte já havia sido retirado do ar, pediu desculpas e disse aceitar totalmente as críticas.

Ybáñez havia compartilhado um artigo do colunista da Folha de S.Paulo Demétrio Magnolli apontando discordância com a aproximação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com países de esquerda, de regime autoritário. Em nota posterior enviada ao jornal O Globo, o embaixador afirmou que o fato de ter compartilhado um artigo crítico a Lula não significaria que concordasse com a opinião do colunista.

Ybáñez ressaltou que tem o hábito de "retuitar" opiniões de outras pessoas que não são necessariamente as suas. "Isso foi o que eu fiz ao retuitar o artigo mencionado. Tirar de lá uma opinião ou uma crítica específica não corresponde à realidade", declarou.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaUnião Europeia

Mais de Brasil

Avião cai em avenida principal de Gramado, na Serra Gaúcha

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'